Concurso de culinária surpreendeu pela diversidade dos pratos
Concurso de culinária surpreendeu pela diversidade dos pratos
Na quinta-feira, 09/08, quem passou pelo centro comunitário Santa Terezinha, no bairro Santa Terezinha, perdeu-se no meio de tantas delícias e guloseimas. Já cedinho, a partir das 8 horas, o cheiro das doces tortas e dos picantes salgados tomava conta do espaço, com o saboroso aroma das gostosuras que eram preparadas pelas cozinheiras que participavam do 4º Concurso Culinário da Terceira Idade.
Ao todo, 12 grupos competiram entre si, com dois pratos cada: um doce e um salgado. Julgar o melhor de cada categoria, não foi tarefa fácil. Para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Assessoria para Assuntos da Terceira Idade, que coordenavam o evento, convocaram um ‘time' de apreciadores da boa culinária caseira. A responsabilidade de escolher o melhor prato doce ficou a cargo dos confeiteiros Marlene Amorim e João Zuchi, da Secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Pontes, da proprietária do Restaurante Bunge Natureza, Regina Wehmuth, e da proprietária do Raul's Hotel, Elza Spengler. O julgamento dos salgados foi tarefa desempenhada pela esposa do Vice-Prefeito de Gaspar, Maria Salete Fantoni, do professor Gabriel Correa, da Nutricionista da Prefeitura, Daniele Wilke, do Diretor de Comunicação da Prefeitura, Jackson Gaertner e do Prefeito de Gaspar, Adilson Schmitt.
Para cada prato os jurados atribuíam uma nota de 0 a 10 levando em consideração os quesitos apresentação e sabor. As grandes vencedoras da tarde foram, na categoria de salgados, as integrantes do grupo São Brás, Catarina Venturini, com o prato Torta de Arroz com Palmito e Frango, que conquistou o 1º lugar com 94 pontos. Na seqüência conquistaram o troféu de 2º lugar as componentes do grupo Bom Jesus, Marlene Venturi e Sônia Schmitt, com o popular Cachorrão, com 87 pontos. E por último venceu Erica Baumgarten, do grupo São Pedro, com um Suflê Imperial, que se classificou com 84 pontos.
Na categoria Doces a disputa foi mais acirrada. Conquistou o topo da premiação Maria Poleza, do grupo Santa Bernadete, com o prato Torta de Caramelo e Frutas, que ficou na liderança com 98 pontos. Na vice-liderança o empate foi inevitável. O troféu de 2º lugar foi para Idalina da Silva, do grupo Felicidade, que preparou uma Torta Síria, e para Erica Baumgarten, do grupo São Pedro, cozinheira do prato Mineirinha. Ambos os pratos conquistaram a 2ª colocação do concurso com 97 pontos. O 3º lugar foi conquistado por Edith Deschamps, do Grupo Gente Feliz, que preparou um inédito Bolo de Queijo sem Queijo, que ficou entre os primeiros colocados, com 93,5 pontos.
Questionadas sobre os segredos para preparar um bom prato, as vencedoras são unânimes em afirmar que o segredo está no amor, na paciência e na utilização dos ingredientes certos.