CONSELHO TUTELAR DE GASPAR DIVULGA NOVOS RESULTADOS

CONSELHO TUTELAR DE GASPAR DIVULGA NOVOS RESULTADOS

 

O Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Gaspar divulgou nesta semana o relatório do atendimento da instituição, que apresenta o registro de 62 novos casos durante todo o mês de maio. Segundo informações do Conselho, o direito que apresenta maior número de violação é o da Inadequação do Convívio Familiar (59 casos), que corresponde a 95,16% dos atendimentos. Esse direito engloba, de acordo com o relatório, outros direitos como a prisão domiciliar, violência física e psicológica, abuso sexual e convívio com dependentes de drogas, substâncias químicas e álcool.

Conforme determina o artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente, é considerado de Inadequação do Convívio Familiar, caso em que são cometidos atentados contra a vida, a segurança e a saúde física e mental das crianças e adolescentes.

Para combater os problemas registrados, o Conselho trabalha com uma equipe de cinco conselheiras que atendem os casos e encaminham aos órgãos responsáveis e também ao Programa de Apoio e Orientação Sócio-Familiar, cuja equipe é formada por uma assistente social, pedagoga e uma psicóloga. "Todos os casos recebem a atenção necessária e são encaminhados aos setores adequados", conclui a Conselheira Tutelar, Zenita de Oliveira.