Reservatório deve solucionar problema de falta d’água
Reservatório deve solucionar problema de falta d'água
A Prefeitura do Município de Gaspar e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, assinou na manhã de ontem (15/08) a ordem de serviço que autoriza a terraplanagem do terreno em que será construído um reservatório de água com capacidade para 400 mil litros.
O reservatório será construído na localidade do bairro Bateias e suprirá a demanda de água de 1.100 economias de água dos Bairros Bateias, Barracão, Arraial dos Claudinos e Óleo Grande, este último, que chega até as divisas de Ilhota e Brusque. O total da área que receberá o serviço de terraplanagem é de 31.731,23 metros quadrados. Deste total, 3.500 metros quadrados serão ocupados pelo reservatório. "Nossa preocupação, além de administrar bem os recursos através da prestação de serviços, é de atender a população cada vez melhor. É um importante passo que está sendo dado", confia o Prefeito Municipal de Gaspar, Adilson Schmitt.
O montante investido pelo SAMAE neste serviço que será realizado pela empresa Schramm Terraplanagem será de R$ 31.500,00, procedentes de recursos próprios do SAMAE. A empresa terá 30 dias para realizar a retirada de oito mil metros cúbicos de terra do local. O material, a principio, será encaminhado para um terreno nas proximidades da Rua José Rangel, local designado para as futuras instalações da Escola de Educação Básica Luiz Franzói. "Esta obra é uma conquista para a nossa região, principalmente por ser uma acolhida à nossa solicitação", enfatiza o Presidente da Associação de Moradores da Rua Carlos Zuchi Neto e Adjacências, Ivo Fidelis.
Histórico
Para concretizar os anseios da comunidade, o SAMAE em 1992 iniciou o processo de implantação de água na localidade de Bateias. Conforme a projeção inicial, calculado para um período de 20 anos, em 2012 a região chegaria a ter no máximo 750 ligações. Hoje essa projeção já está ultrapassada em quase 50%, atingindo um total de 1100 economias.
Para evitar a falta de fornecimento de água àquela região, SAMAE e Prefeitura, no final de 2005 e 2006 iniciou a obra de Modernização e Ampliação da ETA 4, pleito que se estendia por vários anos, em virtude de a estação ser de filtros lentos e não conseguir tratar águas com elevada turbidez, circunstância esta, recorrente nos períodos chuvosos. A obra foi inaugurada em maio de 2006.
Devido ao grande consumo de água e ao elevado crescimento populacional da localidade o SAMAE resolveu iniciar o processo para a implantação de um reservatório com maior capacidade de armazenamento.
"Um reservatório com capacidade maior também previne contratempos com o aumento do índice populacional. E caso no futuro precisemos deslocar para estes bairros água do reservatório do Centro, dispomos na localidade de um reservatório para esse fim", reforça o Diretor Presidente do SAMAE, Luis Carlos Spengler.
ETA Bateias
O SAMAE inaugurou as obras de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água do bairro Bateias, que também atende as comunidades do Óleo Grande, Barracão e Arraial dos Claudinos, no dia 13 de maio de 2006.
A obra, que foi viabilizada com recursos da própria administração e teve um custo aproximado R$ 130 mil, era uma das grandes reivindicações das comunidades locais que, em épocas de chuva, sofria com a falta de água.
Para solucionar o problema e atender ao pedido da população, o SAMAE reformou a estação para suprir o tratamento do grande fluxo de água proveniente das enxurradas.