Saúde capacita profissionais do Programa DST/HIV/AIDS
Saúde capacita profissionais do Programa DST/HIV/AIDS
Iniciando o ciclo de treinamentos do Programa DST/HIV/AIDS, aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura, na última semana, uma palestra com o médico do Programa, Ricardo Freitas, abordando as Doenças Sexualmente Transmissíveis e a Aids.
Voltada para os profissionais das Unidades de Saúde do município e da Secretaria Municipal de Saúde, o encontro orientou os profissionais sobre como proceder para encaminhar o paciente corretamente, atualizar e sensibilizar os próprios profissionais da saúde. O médico Ricardo Freitas também falou sobre tratamento e sintomas das doenças atendidas pelo Programa.
A palestra faz parte do PAM – Plano de Ações e Metas do Programa DST/HIV/AIDS para 2007. Em novembro, a coordenação do Programa deve realizar um encontro semelhante que terá como tema as hepatites virais. Também já planejam uma campanha de sensibilização para o dia 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta contra a AIDS.
O Programa DST/HIV/AIDS atende hoje mais de 500 pessoas com as mais variadas patologias, desde hanseníase, tuberculose, todas as DST's, todos os tipos de hepatites, além de portadores de HIV e Aids.
Para atender estes pacientes, a Secretaria de Saúde e o Programa disponibilizam uma equipe multidisciplinar, com médico infectologista, enfermeira, psicólogo, auxiliar de enfermagem e auxiliar administrativo. Periodicamente um encontro é coordenado com os pacientes do Programa pela Secretaria, que acontece conforme a disponibilidade dos participantes.
Para participar, basta a pessoa interessada ir até a Unidade de Referência Médica do Centro, das 7h às 12h30 para conversar com a coordenadora do Programa DST/HIV/AIDS, Ivonete Santos, que considera: "É com a participação de todos que conseguiremos superar os desafios impostos a nossa realidade num tema tão relevante quanto a saúde".