Processo de Municipalização do Trânsito de Gaspar serve como modelo para a cidade de São Bento do Sul
Processo de Municipalização do Trânsito de Gaspar serve como modelo para a cidade de São Bento do Sul
A forma como ocorreu a municipalização do trânsito em Gaspar, em 2001, será utilizada como modelo em palestra realizada na cidade de São Bento do Sul
O diretor geral da Ditran, Ciro Quintino, participa nesta quarta-feira, 19, do seminário "Municipalização do Trânsito", realizado na cidade de São Bento do Sul.
Entre os palestrantes está o especialista em gestão e segurança no trânsito, Emerson Andrade, que utilizará o processo de municipalização do trânsito em Gaspar como exemplo a ser aplicado na cidade de São Bento do Sul.
Segundo Andrade, a forma como o processo de municipalização do trânsito foi executado em Gaspar serve de exemplo para cidades como São Bento do Sul, que somente agora inicia o processo de municipalização do trânsito. "Falaremos sobre os aspectos legais da municipalização. Exemplificaremos quais as ações realizadas em Gaspar e os resultados positivos obtidos com a municipalização. Falaremos também sobre as responsabilidades de uma Diretoria de Trânsito e mostraremos as ações realizadas pela Ditran, em Gaspar", explica Andrade.
Para Ciro, poder citar o processo de municipalização do trânsito em Gaspar como exemplo é uma prova de que desde a municipalização as ações realizadas ajudaram a amenizar os problemas enfrentados no trânsito da cidade, que sofre com questões como congestionamentos, provocados em função da cidade ser cortada por três rodovias. "Estamos trabalhando para, pelo menos, melhorar o trânsito dentro do município, mantendo as ruas bem sinalizadas, e também através de campanhas educativas, que orientam a comunidade sobre os cuidados no trânsito", destaca o diretor geral da Ditran.
O seminário integrará três palestras. A primeira será proferida pelo prefeito da cidade, Fernando Mallon, a segunda por Andrade, que também atua como Policial Rodoviário Militar no P2, em Gaspar, e a terceira pelo consultor da Volvo no Brasil e especialista em programas de segurança no trânsito, J. Pedro Correa.