Procon divulga resultados de Feirão “limpe seu nome”

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência do Procon, realizou nos dias 10, 11 e 12 de julho a primeira do edição do Feirão “limpe seu nome”. A ação teve como objetivo auxiliar consumidores a resolverem suas pendências financeiras e contou com a parceria da Câmara de Dirigentes Logistas – CDL.

De acordo com o Superintendente do Procon, Thiago Fellipe Zardo Machado, foram realizados 299 atendimento durante os três dias de evento. “Com solução imediata, foram cerca de 37% dos atendimentos, a soma das dívidas negociadas durante o feirão é de R$ 509.056,95. Cerca de 45% dos atendimentos encontram-se em tramitação com possibilidade de acordo”, explica.  Thiago avalia como positiva a ação. “Ficamos muito satisfeitos com adesão da comunidade ao feirão, o número de atendimentos nos surpreendeu por essa ser a primeira vez que a ação acontece em Gaspar. Foram negociadas desde dívidas pequenas até de médio porte”, ressalta.  Em alguns casos a margem de desconto da dívida pode chegar até 94%.

Nos próximos meses, o valor das dívidas negociadas e com solução imediata deve ser injetado na economia do município, somando cerca de R$ 246 mil. Participaram da ação além do Procon, a CDL, representantes de agências bancárias instaladas na cidade e também representantes de lojas associadas ao CDL.

Outras ações do Procon

O órgão realiza mensalmente a pesquisa de combustíveis e também a de produtos nos supermercados da cidade. A ação tem caráter informativo e visa mostrar ao consumidor que é importante pesquisar antes de comprar, além de informá-lo de seus direitos caso seja vítima de prática abusiva.