Prefeitura e PM firmam parceria para novo projeto estudantil

A Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Educação, firmou parceria com a Polícia Militar para mais um projeto estudantil. O Major Pedro Machado apresentou a nova proposta aos diretores da rede: o Estudante Cidadão na última semana.

O objetivo do Estudante Cidadão é mudar o referencial negativo das crianças, criar identidade e responsabilidade com o ambiente escolar, resgatar a figura do professor como mestre e condutor de ações pedagógicas efetivas, aumentar a autoestima dos estudantes, profissionais e comunidade, assim como diminuir os índices de criminalidade do entorno da unidade escolar. O programa teve início em Camboriú e a idéia é, inicialmente, executá-lo em um colégio específico. A pioneira da cidade será a E.E.B. Aninha Pamplona Rosa.

O programa terá ações como o hasteamento das bandeiras, hino nacional e o de Santa Catarina e terá também apresentação dos alunos destaques da semana. Na última sexta-feira de cada mês será feita uma cerimônia para entrega de premiação aos alunos destaques do mês.

O Major Pedro Machado ressalta que o Projeto Estudante Cidadão “é um programa desenvolvido pela Polícia Militar em cooperação com a unidade escolar a ser atingida durante período certo, executado por policiais militares e consiste no deslocamento deste efetivo para uma unidade escolar onde serão aplicadas atividades visando o aprimoramento da formação do estudante como cidadão, aproximação da polícia militar com os pais e corpo docente da unidade e organização do ambiente escolar”.

Para o Prefeito Kleber Wan-Dall, “projetos como o Proerd já fazem muito sucesso entre as crianças e o convívio com os Policiais Militares através desses programas agregará muito na formação de nossos pequenos”. O próximo passo é apresentar o Projeto aos professores da rede e pais dos alunos.

Rede de Segurança Escolar

O Major Pedro Machado também falou da Rede de Segurança Escolar, que já se encontra em andamento e é institucional e voltado para prevenção. Os principais objetivos são proteger e orientar os alunos quanto a medidas comportamentais preventivas, bem como fortalecer e ampliar vínculos com a comunidade escolar. O projeto também visa assessorar a comunidade escolar na construção de soluções pacíficas dos conflitos e problemas de segurança e proporciona uma consultoria de segurança as Unidades de Ensino, pautada em preceitos de prevenção ambiental e situacional.

As escolas estaduais participantes são Escolas de Educação Básica Marina Vieira Leal, Frei Policarpo, Agenor Zimmermman, Frei Godofredo e Honório Miranda. Já as municipais são as Escolas de Educação Básica Vitório Anacleto Cardoso, Ferandino Dagnoni, Zenaide Schmitt Costa, Norma Mônica Sabel, Luiz Franzói, Dolores Luiza da Silva Krauss e Aninha Pamplona Rosa.

A Secretária de Educação Zilma Benevenutti diz que a rede de segurança escolar atende as escolas públicas de Gaspar municipais e estaduais, “o objetivo é a prevenção e queremos também fortalecer a função do diretor e da equipe gestora da escola”.

O Major Pedro Machado diz que “a Rede de Segurança escolar tem como objetivo agir preventivamente, buscando identificar problemas que podem ocorrer no meio da comunidade escolar e atuando nas causas desses problemas. Caracteriza-se pelo contato pessoal e virtual do Policial Militar responsável pela rede, que realiza visitas preventivas, palestras, conciliações e mediações no âmbito escolar, além de tratar também os problemas de segurança pública relativos ao ambiente acadêmico”.