Evento marca o Dia da Mulher Negra em Gaspar
Para lembrar o dia da Mulher Negra Latina e Caribenha, que acontece em 25 julho, o Movimento Afro Raízes do Vale (MARV) e o Espaço Mulher promovem amanhã um evento, no Centro de Convivência do Idoso, incluindo palestras, feira de artesanato e também um café para os participantes. O evento contará com palestras, brecho, feira de artesanato e café de confraternização.
O Brasil é composto por 54% de população negra mesmo assim os índices de violência, abusos e discriminação ainda são altos, com as mulheres os dados ainda são mais alarmantes, de acordo com dados do mapa da violência de 2016 o número de homicídios de mulheres negras no Brasil em dez anos aumentou em 54%. O dia da Mulher Negra Latina e Caribenha foi criado em 1992 pela ONU e é marcado no Brasil desde 2014 e tem o objetivo de promover a conscientização da população.
O evento contará com palestras da personal organizer Lê Moraes, com mais de 20 anos de experiência. A palestrante abordará temas como limpeza, organização e empreendedorismo. A professora Shirley Silva do IFSC, também estará palestrando. A professora possui diversos projetos na área de educação e atua em diversas cidades da região promovendo capacitações.
Além das palestras, o evento também conta com brechó, venda de bijuterias, feira de artesanato, apresentações culturais e também um cafe. As palestras são destinadas para mulheres mas qualquer que pessoa que estiver interessada pode comparecer.
O evento é uma iniciativa do Movimento Afro Raízes do Vale e do Espaço Mulher em parceria com a AMPE e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Gaspar.