Karatê conquista 6 medalhas no final de semana no Campeonato Catarinense

A 2ª edição do Campeonato Catarinense de Karatê aconteceu nesta sábado, dia 20, e contou com nove atletas gasparenses representando o município. A competição foi sediada na cidade de Rio dos Cedros e abrange categorias que vão desde o Infantil – acima de cinco anos, até o Master – acima de 35. Gaspar levou para casa seis medalhas, sendo uma de bronze, três de prata e duas de ouro.

Para o técnico e responsável pela equipe Charles Teske, através de treino, dedicação e a parceria com da Fundação Municipal de Esportes e Lazer pelo programa Novo Esporte a modalidade conseguiu a ajuda necessária para melhorar o desempenho dos atletas. “Esse apoio foi essencial para gerar um treinamento de qualidade aos caratecas do município e os bons resultados estão sendo colhidos”, comenta Teske. “A etapa foi dura, com grande nível dos atletas, uma competição que durou 14h e contou com 17 delegações”, ressalta o técnico que coloca como fator decisivo para os medalhistas a concentração e a dedicação no campeonato.

O atleta Felipe Martins Menezes, com uma medalha de ouro na categoria kumitê e uma de prata na categoria kata. Júlia Shaefer Martins ficou com uma medalha de segundo lugar no kumitê e de bronze na categoria kata. O destaque da competição foi da atleta Gabriela Cardoso de Oliveira, de 15 anos, que foi medalha de ouro e manteve a primeira colocação no ranking geral estadual.

A karateca ganhou na modalidade kumitê, uma técnica que envolve o combate entre adversários a fim de aplicar os movimentos aprendidos, além de ficar em segundo lugar na categoria kata. “O campeonato é o lugar em que me testo e vejo os pontos a serem aperfeiçoados”, conta Gabriela de Oliveira. “A medalha é um incentivo para mim, mas sempre procuro me analisar e fazer melhor sempre”, confessa.

A atleta é categoria faixa preta e tem uma vaga garantida para o Campeonato Brasileiro de Karatê que acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de setembro em Araraquara, São Paulo. Curiosamente, a atleta estará embarcando para o estado paulista ao lado do pai Geancarlo de Oliveira, também atleta e classificado para o brasileiro. Gabriela vê em seu pai alguém de apoio e inspiração, principalmente porque foi ele que lhe introduziu ao Karatê, passando sua paixão pelo esporte para a garota. “Meu pai é um grande incentivador. A dedicação dele e a paixão pelo que faz são grandes exemplos para mim”, comenta a karateca.

O técnico Charles Teske alega que essa é uma história interessante e de inspiração da família. “O Sr. Gean, como o chamamos, sempre levou sua filha para aula. Vimos a Gabriela com cinco anos assistindo com atenção aos treinos. É incrível ver a sua evolução”, explica Charles. “Continuaremos focados e com treinos mais precisos com o objetivo de conquistar bons resultados no campeonato brasileiro”, ressalta o técnico que vê esse momento como um marco no Karatê de Gaspar. Para Gabriela, o esporte é uma representação de qualidade de vida. “O karatê me trouxe muitos ensinamentos, tenho gratidão por conhecer esse esporte e agradeço o professor Charles pelo aprendizado compartilhado”, declara a atleta.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Jorge Pereira, esses resultados são importantes e servem para colocar o nome do município em destaque. “Nós parabenizamos esses atletas que representam Gaspar tão bem, a participação e as conquistas são de extrema importância para a construção de um município com tradição no esporte”, ressalta Jorge.

Polo de Iniciação de Karatê

Em Gaspar, o Karatê faz parte do Programa Novo Esporte contendo três polos de iniciação esportiva no município. Envolvendo 99 crianças, os polos estão distribuídos em lugares distintos da cidade. Um no Bairro Belchior Alto, localizado na E.E.B Frei Policarpo. Na E.E.B Frei Godofredo, no Bairro Sete de Setembro e na E.E.B Norma Mônica Sabel, na Margem Esquerda. Todos os polos são ministrados pelo professor Charles Wilson Teske, com horários e categorias diferenciados.

Os polos de iniciação esportiva fazem parte do Programa Novo Esporte, sendo esse o maior incentivo financeiro para atletas da história de Gaspar. E apenas neste ano, a FMEL investirá R$ 200 mil no programa.