Gasparenses devem se vacinar contra Febre Amarela

A Prefeitura Municipal de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, vacinou 57 pessoas contra a febre amarela no dia D, que aconteceu no último sábado, dia 20. Com esta ação, houve um aumento de 2% na parcela imunizada da população, contando agora com 57% dos gasparenses protegidos. A meta nacional é de que 95% da população alvo. Por isso, a Prefeitura reforça a importância da vacinação, que é o único método de prevenção contra a doença.

O dia D da imunização aconteceu no último sábado, dia 20, quando a Estratégia de Saúde da Família do Bairro Centro atendeu em horário estendido, facilitando assim a vacinação de quem não pôde ir até a unidade de saúde durante a semana. O público alvo é composto por pessoas de nove meses até 60 anos que não tenham comprovação anterior de vacinação, seja imunizada. Ainda no sábado, além da vacina da febre amarela, foram aplicadas também 11 doses de dupla adulta, 10 doses de hepatite B e uma dose de triviral, totalizando 79 doses aplicadas.

Para que o município tenha maior controle sobre a parcela da população que já está imunizada, a diretora geral de Vigilância em Saúde, Jicéli Petró, pede para que, aqueles que tomaram a vacina em outra cidade ou há muito tempo, procurem a sua unidade de saúde munidos da carteirinha de vacinação para que seu cadastro no sistema utilizado pela secretaria de saúde seja atualizado. “A importância da atualização é para que a equipe de Vigilância Epidemiológica tenha números reais de quantidades de cidadãos já imunizados em Gaspar, para que seja possível quantificar o total de pessoas que estão protegidas contra essa doença que pode ser fatal par quem não esta protegido”, destaca a diretora.

O secretário de Saúde, José Carlos de Carvalho Júnior, ressalta que as unidades de saúde que contam com sala de vacinação oferecem a imunização durante toda a semana, das 7h30 às 12h e das 13 às 16h30, podendo variar de acordo com a unidade. “Pedimos a todos os moradores de Gaspar com mais de nove meses de idade e que ainda não estão vacinados que procurem sua unidade de saúde e se vacinem. A imunização é a única forma de se proteger contra a febre amarela”, destaca. O secretário ainda ressalta que o município é considerado área de risco por estar próximo de áreas de mata.

Sobre a febre amarela

A febre amarela é uma doença perigosa, transmitida por mosquitos, principalmente em áreas de matas e a única forma de se proteger é a vacinação. Santa Catarina já tem o registro da terceira morte de macaco e da segunda morte humana por febre amarela somente em 2019. O Estado não registrava casos de febre amarela em humanos desde 1966.

As manifestações iniciais da doença, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, são febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Ao notar os sintomas, a recomendação é de procurar atendimento imediato.