Assinada ordem de serviço para início do projeto do Parque Náutico

Na noite desta segunda-feira, dia 22, o Prefeito Kleber Wan-Dall assinou a ordem de serviço para elaboração do projeto técnico do parque náutico. A empresa vencedora da licitação foi a Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia. O Parque Náutico é mais uma obra do programa Avança Gaspar e terá impacto direto no turismo e no desenvolvimento econômico local.

O investimento na confecção do projeto será de mais de R$ 182 mil e engloba um estudo preliminar do parque náutico e de lazer, anteprojeto do parque, projeto executivo, área de acesso ao rio, arquibancada, deck, projeto estrutural de estabilização de taludes, estrutura de apoio a navegação fluvial (atracadouro), edificação, projeto arquitetônico, projeto elétrico, projeto hidrossanitário, projeto de prevenção de incêndio, projeto de drenagem pluvial e projeto elétrico. O prazo para entrega do projeto é de 150 dias corridos.

O Parque possuirá uma área de aproximadamente 15 mil metros, ficará localizado próximo a Ponte do Vale e tem grande potencial para se tornar um produto turístico. O objetivo além de tornar a área um local de lazer, é criar ações para maior utilização e ocupação do rio Itajaí-açú.

O prefeito Kleber Wan-Dall ressalta a importância de construção de área de lazer no município. “O Parque Náutico será uma espaço para práticas esportivas, lazer para família e acesso ao rio, tanto para a prática de esportes náuticos quanto para acesso da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros com segurança”, ressalta. Com a confecção do projeto em andamento, o prefeito espera que as obras possam iniciar no próximo ano.

Mirante Marco Zero

Além do projeto do parque náutico, outro projeto de área de lazer também está em andamento, o Mirante Marco Zero, que ficará localizado na rua Coronel Aristiliano Ramos e tem como objetivo a junção com a Praça Getúlio Vargas, no Centro de Gaspar. O Mirante será construído em uma área de 365 m². O recurso de R$ 461 mil que será aplicado na obra é proveniente de um convênio com o Ministério do Turismo por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Rogério Peninha Mendonça.

Avanços no Turismo

Recriada em 2017, a Diretoria de Turismo de Gaspar é um instrumento importante para o desenvolvimento econômico da cidade. Em quase três anos de atuação, diversos trabalhos com foco em estruturação turística de município foram realizados e outros estão em andamento, como a reconstituição do Conselho Municipal de Turismo, a ampliação do número de empresas no CADASTUR, redefinição de rotas turísticas a serem prioritariamente promovidas, implantação do calendário de eventos e a repaginação do portal de turismo conforme padrão da FECAM.

A Diretoria de Turismo também teve papel fundamental no replanejamento da ExpoGaspar como principal evento anual, agrupando os demais eventos já consolidados ao longo dos anos. Outra ação importante foi a reestruturação do Natal de Gaspar, com a finalidade de transformá-lo em evento turístico. Por meio de parceria com entidades do município como ACIG e CDL foi possível a criação da Multifeira e também do Festival da Cerveja de Gaspar, importantes eventos que já fazem parte do calendário da cidade.

Por fim, os trabalhos de elaboração do Plano Municipal Territorial de Turismo do município, conforme preconizado pelo Ministério do Turismo. O plano tem como principal meta conscientizar e fazer a população entender sobre o que é o turismo e o quão fortalecê-lo é importante. A previsão é colocar o Plano de Turismo em prática ainda no primeiro semestre de 2020.