Trânsito deve ser totalmente liberado na Rua Dr. Nereu Ramos

 

 

 

   A Prefeitura de Gaspar deve liberar até o final dessa semana o tráfego de veículos na Rua Doutor Nereu Ramos nas duas pistas. Veículos com quatro toneladas ou mais ainda serão proibidos de trafegar no local, com exceção a ônibus de transporte coletivo. O local, que sofreu um solapamento de margem no dia 18 de junho, recebeu obras de contenção e estabilização emergenciais.

   Dia 19 de Julho foi liberado o tráfego em meia pista, sentido Centro/Bela Vista. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos agora executa as obras de recuperação da pavimentação às margens do Rio Itajaí Açu, para poder liberar a via em ambos os sentidos. Apesar da liberação, a Superintendência de Trânsito reforça a importância dos motoristas respeitarem a sinalização, especialmente a restrição para veículos com mais de quatro toneladas, que devem utilizar a BR 470 como rota alternativa. Além disso, a Ditran também informa que a rota de desvio emergencial será fechada, assim que a liberação do tráfego da rua Dr. Nereu Ramos for efetuado.  

   O Prefeito Kleber Wan-Dall foi à Brasília no dia 7 de julho e garantiu R$ 1,5 milhão para a execução da obra de contenção e recuperação permanente. O aporte financeiro deve ser encaminhado através da Secretaria de Estado de Defesa Civil. O projeto está sendo finalizado e todos os encaminhamentos e processos burocráticos necessários para liberação da verba e execução das obras permanentes.

 

 Histórico

   O deslizamento foi registrado por volta das 11h do dia 18 de Junho e, de imediato, Agentes de Trânsito e Defesa Civil se deslocaram e providenciaram o isolamento do local, o controle do tráfego e o monitoramento da área. Às 16h o Grupo de Ações Coordenadas – GRAC se reuniu para avaliar a evolução e as ações e decidiu, por recomendação dos engenheiros e geólogos, pela interdição total da Rua Dr. Nereu Ramos, devido aos riscos que ainda oferecia por conta da movimentação do solo. A todo o momento, Agentes de Trânsito e voluntários da Defesa Civil estiveram nos locais do incidente e de acesso às rotas alternativas para orientar os motoristas.

   No início da manhã do dia 19 de Junho (quarta-feira), já iniciaram os serviços de abertura de uma rota alternativa e as obras emergenciais de contenção. Às 11h, engenheiros e geólogo da Defesa Civil Regional e do Estado estiveram no local para avaliar a situação e concordaram com a interdição e procedimentos adotados pelo GRAC. Na tarde do mesmo dia, o prefeito Kleber Wan-Dall assinou o decreto de situação de emergência localizada, conforme orientação dos técnicos.

   Ainda na tarde de quarta-feira, a Prefeitura de Gaspar atendeu a imprensa em uma coletiva, onde foram apresentados os projetos emergenciais para a contenção do local e os trabalhos que estavam sendo realizados e planejados. Na mesma hora iniciaram, no local do incidente, os trabalhos com maquinário para sondagem do solo da via e de estabilização temporária para diminuir o risco de deslizamento.

   Na quinta-feira, dia 20, mesmo com o feriado, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Defesa Civil e Agentes de Trânsito continuaram os serviços e anteciparam a conclusão de uma nova via. Às 16h foi liberada a rota alternativa que passa pelas Ruas Olga Bohn, Paulo Bailer, José Casas, por terrenos privados cedidos pelos proprietários e pela Rua Paulo Evaldo Gaetner. 

   Já no dia 21, em nova reunião, o GRAC decidiu utilizar um estudo de batimetria, que consiste em um levantamento do solo do leito e da profundidade do rio, feito por uma embarcação com sonda. O relatório produzido, juntamente com a sondagem serviu de subsídio para que a Secretaria de Planejamento Territorial pudesse elaborar os projetos necessários para garantir a máxima eficiência de uma obra permanente para o local. Enquanto isso, as obras de contenção emergencial continuavam.

   Ao todo, mais de 60 pessoas estiveram envolvidas diretamente com as obras e ações relacionadas ao deslizamento. São servidores das secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Planejamento Territorial e de Fazenda e Gestão Administrativa, da Superintendência de Trânsito, Superintendência de Defesa Civil, Procuradoria além de funcionários de empresas terceirizadas e voluntários. Foram utilizados mais de 20.000m³ de materiais, entre eles macadame britado, rachão e outras matérias-primas. Foram feitas 2.600 viagens de caminhão para transportar os materiais utilizados. 

   No dia 7 de Julho o prefeito Kleber Wan-Dall foi à Brasília buscar apoio e recursos do Governo Federal para a execução da obra permanente. A agenda, marcada pelo deputado Rogério Peninha, com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, o superintendente de Defesa Civil de Gaspar, Evandro de Mello do Amaral, e o chefe de gabinete, Roni Muller garantiu o recurso de R$ 1,5 milhão para a execução da obra de contenção e recuperação permanente. O aporte financeiro será encaminhado através da Secretaria de Estado de Defesa Civil.

Por fim, no dia 19 de Julho, a via foi liberada para tráfego em meia pista.