Prefeitura elabora Plano Municipal com a participação da sociedade

A Prefeitura de Gaspar compreende o turismo como um dos pilares do desenvolvimento econômico do município. Para garantir o crescimento qualificado deste setor, está em execução a elabora do Plano Municipal de Turismo. Na noite desta terça-feira, dia 23, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo realizou uma sensibilização dos atores do setor turístico para que participem dessa construção. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC é parceiro na ação e o evento contou com a palestra do PhD em Turismo, Alexandre Biz.

A Prefeitura de Gaspar tem buscado estimular, orientar e fomentar a atividade turística com o envolvimento do setor privado e da sociedade civil organizada. Neste contexto, foi contratada a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Territorial do Turismo, com os trabalhos sendo conduzidos pelo SENAC. Os recursos são provenientes do Governo Federal, através do Ministério do Turismo.

Na noite de terça-feira foi realizada a etapa de sensibilização e mobilização pelo pleno envolvimento da comunidade na discussão e definição das ações futuras para o setor. O diretor de Turismo, Norberto Mette, explanou sobre a atual situação do turismo de Gaspar, apontando os avanços dos últimos anos e o panorama rico em potenciais. Como exemplo, citou a Rota das Águas, a produção de defumados, os hotéis fazenda e, principalmente, a localização geográfica privilegiada da cidade.

O empresário e investidor local, Francisco Graciola, diretor do Fazzenda Park Hotel e da FG Empreendimentos falou sobre o projeto do Passeio São Pedro. O empreendimento, que já está em construção, deve oferecer para a cidade um espaço de lazer e entretenimento com uma alta gama de serviços e produtos. “Gaspar é uma das melhores cidades do Estado, não é a toa que é chamada do ‘Coração do Vale’. E para fazer turismo é preciso fazer aos poucos, é cada um cuidar do seu canteiro e ajudar o vizinho. Por isso, nós estaremos sempre à disposição”, reforçou.

O principal palestrante da noite foi o PhD em Turismo, Alexandre Biz. Ele falou, especialmente, da importância do envolvimento de todos os setores na elaboração do Plano Municipal de Turismo. Segundo o professo, o Plano não pode ser apenas uma pilha de papel, ele precisa ser colocado em prática e, para isso, precisa ser elaborado e abraçado por toda a sociedade. “O Plano Municipal não é da ‘Prefeitura’, ele é da cidade e, para perpetuar, precisa da participação e do entendimento de todos. Turismo é como uma árvore, tem que ser regada e o podada. E o Plano Municipal é importante nesse sentido, para definir quando regar e quando podar para que dê frutos. É preciso pensar e cuidar a longo prazo”, salientou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Celso de Oliveira, ressaltou a participação da sociedade civil organizada e da importância do turismo na economia do município. “A presença de todos nesta noite é essencial para construirmos um Plano que perpetue e que seja realmente colocado em prática. A Prefeitura, através da Secretaria,  tem trabalhado com todos os pilares econômicos, desde a agricultura, a indústria têxtil e muitos outros e queremos que o turismo também se fortaleça”, pontuou.

Para vice-prefeito de Gaspar, Luis Carlos Spengler Filho, “não conseguimos investir em educação, saúde, obras e outras áreas se não tivermos uma economia forte. Por isso estamos direcionando esforços para garantir um desenvolvimento econômico sustentável e o turismo tem potencial para alcançar níveis de excelência em nossa Gaspar”.