Gaspar realiza primeira aula do Programa Observador Social Mirim
Teve início nesta terça-feira, dia 30, o Observador Social Mirim. O Programa é uma iniciativa da Associação de Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e da Secretaria de Educação em parceria com a Procuradoria e Superintendência de Defesa Civil de Gaspar. A primeira aula aconteceu na EEB Ervino Venturi, ministrada pela assistente social Ana Janaína Medeiros de Souza.
O objetivo do programa é trabalhar os valores de responsabilidade individual e coletiva nos jovens, incentivando a lutarem por uma sociedade mais justa. O projeto tem duração de seis horas e é dividido em dois dias. As crianças aprendem através de dinâmicas como jogos e brincadeiras.
No kit entregue pela AMMVI contém uma apostila ilustrada com quadrinhos em que o personagem Lupinha apresentará todos os preceitos. A Secretária de Educação, Zilma Benevenutti, salienta que “o objetivo do projeto é sensibilizar as crianças sobre a contribuição que eles podem dar para a contrução de uma sociedade mais igualitária e justa e com isso, exercer a cidadania desde criança”.
O programa será aplicado em oito escolas com crianças do 4º e 5º ano, sendo elas, Escola Ervino Venturi, Angelica Costa, Aninha Pamplona Rosa, Mário Pederneiras, Belchior, Olímpio Moretto, Rudolfo Guinter e Ana Lira. Ao todo serão mais de 220 estudantes que aprenderão sobre fiscalização do poder público, cidadania como direitos e deveres, Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, noção de território, cupom e Nota Fiscal, noções de tributação, entre outros.
A Assistente Social Ana Janaina Medeiros de Souza, que foi a escolhida para aplicar o projeto com nossos jovens por já estar atuando com o Defesa Civil nas escolas, ressalta que esse programa instiga nas crianças a motivação de aprender sobre valores de responsabilidade individual e coletiva em relação a importância dos tributos como instrumentos para a construção de uma sociedade mais e justa e que influencia nossas crianças a lutarem contra a corrupção.
Na conclusão do segundo dia de atividades cada aluno recebe um certificado e uma lupa simbolizando a observação que o aluno deve desenvolver diante da sociedade.