Mais de 400 crianças participaram do Defesa Civil na Escola neste semestre

    O Defesa Civil na Escola 2019 encerrou suas ações no mês de julho e realizou aulas teóricas e práticas para as crianças dos sextos anos de seis escolas do município durante o primeiro semestre do ano.  Com o projeto piloto lançado no dia 2 de agosto de 2018, o programa completará um ano nesta sexta-feira, dia 2, e atendeu 432 crianças, envolvendo 16 turmas. As ações abrangeram cerca de duas mil pessoas contando com servidores e funcionários das escolas. 

   Realizado pela Prefeitura Municipal de Gaspar através da Superintendência de Defesa Civil e a Secretaria e a Secretaria de Educação, o projeto teve seu teste inicial na Escola Vitório Anacleto Cardoso. Os simulados de evacuação, além das aulas teóricas e outras atividades práticas tiveram apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar.

   O objetivo central do programa é de preparar as crianças e alertá-las sobre os riscos a que estão expostas e despertar a percepção delas diante de uma situação perigosa. Também há a finalidade de orientar a comunidade escolar sobre a postura a ser tomada em procedimento de risco, envolvendo até mesmo temas como deslizamento de encostas, incêndios grandes e outros casos sérios que podem acabar com ferimentos graves.

   Seis escolas foram atendidas por meio do projeto, dentre elas a EEB Zenaide Schmitt Costa, EEB Norma Mônica Sabel, EEB Vitório Anacleto Cardoso que participou do projeto piloto, EEB Dolores Luzia dos Santos Krauss, EEB Ferandino Dagnoni e por último, no dia 12 de julho, a escola EEB Luiz Franzói.

   O superintendente de Defesa Civil de Gaspar, o Sub Tenente Evandro de Mello do Amaral avalia que o projeto é de extrema importância e poderá ajudar na prevenção de acidentes. “Os estudantes no final de suas aulas mostram a preparação para o enfrentamento de qualquer evento adverso que possa acontecer, com simulações feitas de forma rápida e organizada”, comenta o superintendente. “É um dever geral e do poder público incentivar essas ações, repassando e trocando experiências de forma positiva”, finaliza.

   Kelli Cristine Santos, diretora da escola Zenaide Schmitt, aprovou a intervenção da Defesa Civil na Escola, pois essa já era uma preocupação. “Nós enquanto equipe gestora já tínhamos uma preocupação referente a esse tema, a segurança de nossos alunos em situação de perigo está em primeiro lugar”, salienta a diretora que já havia recebido pedidos dos alunos referentes a como se portar em situações de risco extremo. “Os alunos adoraram as ações e as aulas, e ficaram bem surpresos com tantas situações que eles estão sujeitos a passar”, finaliza Kelli.

   O Defesa Civil na Escola volta com suas atividades no primeiro semestre de 2020.

Sobre o projeto

   Defesa Civil na Escola teve início no dia dois de agosto de 2018, e tem como objetivo atender todas as escolas de ensino fundamental do município até 2021. O programa é dividido em dois eixos de atuação: educação com estudantes e plano de emergência. Além de aprender sobre prevenção, os estudantes também participarão de ações de preparação para situações emergenciais, elaboração do plano de emergência e planejamento de ações.

   A Defesa Civil também realiza nas escolas o programa Agente Mirim, que acontece a partir do segundo semestre do ano.