Estudantes de Gaspar chegam na semifinal da III Olimpíada Brasileira de Cartografia

 

 

 

   Alunos da Escola Norma Mônica Sabel irão representar Gaspar na semifinal da III Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). A classificação veio após a prova prática da criação de um croqui, que é uma produção simples da cartografia do entorno da unidade escolar e uma maquete tátil para deficientes visuais. Além do croqui, os alunos gravaram um vídeo e um relatório descrevendo a elaboração do projeto. Desta fase participam de mais de 1000 alunos de escolas públicas e privadas de todo o país.

   A equipe é composta pelos alunos Catherine Isabel Lancer, Isadora Junges Schumacker, Isadora Tschoeker Hening e Rafael Ademar Lanse, e a professora responsável é Grácia Margarida Russi Prade. Agora eles terão até 6 de setembro, para realizar a próxima atividade. Nesta etapa da olimpíada, os estudantes precisam ficar entre os dez primeiros para alcançar a terceira e última fase prática da OBRAC, que será realizada de forma presencial, no Rio de Janeiro.

   A Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) é um evento bianual e tem abrangência nacional. A competição é voltada para jovens entre 13 e 19 anos que estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em escolas públicas ou privadas. Nesta terceira edição, o tema da Olimpíada tem enfoque na questão dos refugiados, mas serão também abordados os demais aspectos relativos aos elementos e propriedades cartográficas. O projeto é desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).