Protocolado projeto para tornar Gaspar a Capital Nacional da Moda Infantil
O Projeto de Lei que denomina Gaspar como a Capital Nacional da Moda Infantil foi oficialmente protocolado na Câmara de Deputados, em Brasílie nesta quarta-feira, dia 7. Uma comitiva da cidade acompanhou o ato efetuado através do deputado federal Rogério ‘Peninha’ Mendonça. O PL 4319/2019 agora segue os trâmites burocráticos da Casa. O pleito é da Prefeitura de Gaspar em parceira com a Associação Empresarial de Gaspar – ACIG, Núcleo Têxtil, empresários e trabalhadores do setor.
O deputado salienta a importância desse título para a cidade e para o Estado. “Eu fui procurado pelo prefeito Kleber Wan-Dall e também por empresários do setor, para que a gente pudesse aproveitar essa força para fomentar este mercado. São mais de 8,5 mil empregados diretos! Este título irá consolidar e fortalecer Gaspar no mercado nacional e internacional. Isso vai gerar mais emprego e riquezas, inclusive com a exploração do potencial do turismo de consumo”, afirma. O Estado é o segundo maior polo têxtil do país, responsável por 20% da produção com 440 mil toneladas por ano.
Em Gaspar a indústria têxtil emprega cerca de oito mil colaboradores de forma direta e é responsável por quase 30% do seu PIB. Ao todo, são 870 empresas de confecção, 484 facções e 85 tinturarias, fiações, tecelagem e outros. Cerca de 60% dessas empresas são voltadas para o setor infantil, o que reforça a justificativa para que Gaspar recebe oficialmente este título. O prefeito Kleber Wan-Dall esteve presente durante o ato, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, Celso de Oliveira, do assessor de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Schnaider Pedrini, do presidente da ACIG, Nelson Alexandre Bornhausen e do coordenador do Núcleo Têxtil da ACIG, Douglas Junkes.
A intenção é que este título possa alavancar ainda mais a economia do município. “Com a aprovação desse Projeto, nós temos a expectativa de futuramente investir mais em mão de obra qualificada com uma oficina móvel de costura, também na promoção de cursos profissionalizantes, na elaboração de um selo de qualidade e em ações de turismo de compras, negócios e eventos. A conquista do título irá marcar e dar destaque nacional a Gaspar, gerando ainda mais visibilidade para este fundamental setor da nossa economia, além de criar oportunidades de emprego e renda para a população gasparense”, garante o prefeito Kleber Wan-Dall.
Tramitação
A proposição aguarda despacho na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e, na sequência, segue para tramitação ordinária nas Comissões Permanentes da Casa. Se tiver caráter terminativo, será encaminhada ao Senado sem necessidade de passar pelo Plenário da Câmara.