Mais de seis ruas recebem manutenção no Santa Terezinha e Gaspar Mirim
Durante esta semana foi realizada através da equipe de vias não pavimentadas o patrolamento, aplicação e compactação de material fresado em seis ruas do Bairro Santa Terezinha: Rua Treze de Novembro, Rua Arco Íris, Rua Oeste, Rua Nove de Abril, Rua da Amizade e Rua Dos Imigrantes, ruas que ficam nas imediações do Cemitério Municipal. Este tipo de material usado trata-se da reciclagem de asfalto fragmentado, que é retirado das manutenções, onde é retirado o asfalto antigo.
Nesta última quinta feira dia 15, outro serviço importante prestado através da equipe, foi a ampliação realizada para beneficiar moradores e comunidade do Bairro Gaspar Mirim. A Rua São Bento, uma das principais do bairro, contava com uma largura de cerca de quatro metros. A via foi alargada em um trecho que apresentava um grau de periculosidade aos condutores.
Este tipo de melhoria é feito com o auxílio de maquinários, realizado o enroncamento para criar uma base sólida, coberto por macamade e compactado, isto para garantir que irá suprir a demanda. “Estava perigoso o tráfego, além de ser uma curva acentuada, há uma lagoa que ficava rente à via, através do alargamento garantimos um pouco mais de segurança”, afirma Jean Alexandre dos Santos, Secretário de Obras. Para a execução do serviço, foram utilizadas 20 cargas de pedras detonadas, 25 de macadame grosso, seis de macadame britado e sete veículos.
Macadame não é um tipo de areia, entenda:
Muito comum nas manutenções nas vias não pavimentadas/estradas de terra, a macadamização na verdade surgiu como um tipo de pavimento. Foi criado em 1820 pelo engenheiro escocês John Loudon McAdam, e por isso o nome “macadam”, em homenagem ao seu sobrenome.
O macadame se refere tanto ao processo de aplicação quanto na preparação do material. Para a execução, são assentadas cerca de três camadas de materiais, geralmente é usado areia misturada com brita fina ou grossa, pedras grandes também chamadas de “rachão” para assegurar uma base sólida e coberto com mais areia fina que é prensada com um rolo pesado. Apesar de nos dias de hoje muitas vias já serem pavimentadas com asfalto, o macadame ainda é largamente utilizado nas estradas catarinenses.
Para mais informações: Secretário Municipal De Obras E Serviços Urbanos. Jean Alexandre Dos Santos. (47) 3332 3502.