Ouvidoria Municipal de Gaspar recebeu 92 manifestações durante o ano
De janeiro a agosto de 2019, a Ouvidoria da Prefeitura de Gaspar recebeu 92 manifestações de moradores da cidade. Ela atua como um canal de diálogo entre o cidadão e o órgão público, em que é possível apresentar manifestações, sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias.
Para a Diretora da Ouvidoria do Município, Elisângela Reinert, é importante que o cidadão faça a manifestação oficial. “É só partir das informações que a população faz que é possível identificar e apontar melhorias, propor mudanças e averiguar situações irregulares no órgão ou entidade”, destaca.
São atribuições da ouvidoria: atuar no pós-atendimento, na mediação de conflitos entre o cidadão e o órgão público, avaliar a procedência das solicitações, encaminhando-as aos setores competentes para a devida avaliação e resposta, acompanhar as providências adotadas, retornar ao solicitante da manifestação de forma ágil e propor a adoção de providencias ou medidas para soluções de problemas, quando necessário.
Para registrar uma manifestação, o usuário possui três opções, a primeira e principal delas, é através do canal oficial da ouvidoria que é feito pelo site e-Ouv, escolher qual a manifestação deseja fazer. Em seguida, basta escolher qual o órgão e o assunto que irá tratar e preencher o formulário com as informações solicitadas. As outras formas de atendimento são feitas pelo telefone ou pessoalmente, na Praça da Prefeitura Municipal de Gaspar.
Para melhorar a prestação dos serviços de atendimento ofertados pelo Sistema Único de Saúde – SUS, a Secretaria de Saúde possui um canal exclusivo de ouvidoria. O atendimento consiste em manifestações da saúde básica de Gaspar. Os usuários dos serviços podem fazer manifestações sobre unidades de saúde, agentes comunitários, ou de qualquer serviço ofertado pela secretaria de saúde do município.
Tipos de Manifestações:
Denúncia: Comunica a prática de irregularidade ou de ato ilegal, cuja solução dependa da atuação de órgãos apuratórios. Ainda que anônima, será apurada, desde que contenha indícios mínimos de relevância, autoria e materialidade.
Reclamação: Demonstração de insatisfação relativa à prestação de qualquer serviço público e à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desses serviços
Elogio: Demonstração de reconhecimento ou de satisfação sobre o serviço público oferecido ou atendimento recebido em órgãos e entidades da administração pública municipal.
Sugestão: apresentação de idéia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços públicos prestados por órgãos e entidades da administração pública municipal.
Solicitação de providências: pedido para adoção de providências por parte dos órgãos e das entidades da administração pública municipal.
Como entrar em contato:
Telefone: (47) 3331-6342
Site: https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/SC/GASPAR/Manifestacao/RegistrarManifestacao
Pessoalmente: Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435 – Centro
Horário de Atendimento: 8h às 17h
Ouvidora de Conduta em Saúde
Telefone: (47) 3703-3700
Email: ouvidoria.saude@gaspar.sc.gov.br
Horário de Atendimento: 8h às 12h e das 13h às 17h