Procon de Gaspar alerta golpes em aposentados e pensionistas
A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON) de Gaspar faz um alerta a aposentados e pensionistas devido ao grande número de reclamações recebidas contra instituições que fazem cobranças indevidas diretamente do benefício do INSS. Foram identificadas sete empresas, ou associações, diferentes que aplicam o golpe, a maioria de fora do Estado.
De acordo com o superintendente do Procon, Thiago Zardo Machado, muitos consumidores estão procurando o órgão e relatam não ter conhecimento da contratação de serviços que geram descontos na aposentadoria. Desde janeiro, o Procon de Gaspar já recebeu 105 registros de reclamações desta natureza. Os principais alvos são idosos e os valores dos descontos variam de R$19 a R$50 mensais.
Ainda de acordo com o superintendente, é importante que o aposentado ou pensionista verifique mensalmente o extrato do banco. “Podemos afirmar que muitos consumidores estão sendo lesados e nem sabem, muitos não conseguem identificar as cobranças indevidas. Por isso, é importante sempre conferir os extratos do INSS e bancário”, destaca.
O Procon de Gaspar trabalha na restituição dos valores descontados indevidamente. Alguns consumidores já obtiveram resultados favoráveis. Além da restituição dos valores, o órgão já solicitou providências ao Ministério Público e informou o Procon – SC e o INSS. O Procon de Gaspar atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na praça de atendimento da Prefeitura.
Mais informações: (47) 3331-6305