O significado do tom amarelado de Setembro

 

   O mês de Setembro é colorido pelo amarelo, que simboliza o mês mundial de prevenção ao suicídio. Iniciada em 2015, a  campanha ganha cada vez mais destaque desmistificando, sensibilizando e conscientizando a população sobre essa questão. Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, em estudo no ano de 2018, mais de 800 mil pessoas cometeram suicídio no mundo. Apenas no Brasil, 32 brasileiros se suicidam diariamente. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.

   Por conta de dados como esses, o mês existe com o intuito de educar a população sobre a gravidade do tema e o quão importante é estabelecer diálogo com as pessoas que apresentam alguma característica de transtornos como depressão e ansiedade. A quebra de tabus, o compartilhamento de informações e o enfrentamento do problema são fatores que ajudam na popularização da campanha.

   Segundo o Centro de Valorização da Vida – CVV, esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanha contribui para tirar o assunto da invisibilidade, podendo mudar uma realidade que está impregnada no coletivo. Segundo a OMS, 95% dos casos poderiam ter sido evitados com diálogo. O CVV conta com uma equipe de apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntariamente e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, 24 horas todos os dias, através do número 141 (região do Vale).

   Gaspar possui o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. É um serviço da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS destinado a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. Em alusão ao mês amarelo, uma série de atividades foram programadas pelo centro para a conscientização sobre o assunto e interação dos usuários. Confira:

10 de setembro (terça-feira) – A ESF Figueira promoverá uma roda de conversas com os usuários do território da unidade de saúde. O bate papo contará com a presença do psicólogo e coordenador do CAPS Adão de Souza Moraes e abordará temas referentes à prevenção do suicídio e saúde mental. O encontro acontece na unidade de saúde, às 13h.

11 de setembro (quarta-feira) – Com o tema “Saúde Mental e Educação”, o CAPS reunirá coordenadores pedagógicos das escolas municipais para uma roda de conversa, que tem como objetivo informar e conscientizar os profissionais, além de promover a troca de experiências. O encontro acontece às 8h, na sede do CAPS.

17 de setembro (terça-feira) – A tarde será animada na Praça Getúlio Vargas, isso porque o Grupo Musical do CAPS se reunirá no local com os outros pacientes dos serviços para diversas atividades. Além de muita música, haverá um bazar de artesanatos fabricados pelos usuários e informações sobre como funciona o Centro de Atenção Psicossocial e os serviços realizados pelo centro no município. O evento é aberto à comunidade e tem início marcado para as 14h.

24 de setembro (terça-feira) – Para encerramento do Setembro Amarelo no município, será realizada a elaboração de Protocolo de Prevenção Municipal de Suicídio. A criação do protocolo contará com o apoio de Jorge Fernando Borges de Moraes. O profissional é coordenador de saúde mental no município de Blumenau e ajudou a cidade na implantação do protocolo que está em vigor desde março do último ano. O encontro acontece no auditório da Prefeitura de Gaspar, às 9h.

O endereço do CAPS é na Rua São Pedro, n°250, no Centro de Gaspar. O telefone para contato é o 3332-8219.