Terceira Idade terá aulão e palestra de atividade física nesta segunda-feira
A Prefeitura de Gaspar, por meio do Centro de Convivência do Idoso, promove nesta segunda-feira, dia 09, uma palestra e aula prática de ginástica ministrada pela professora Maria Alice Corazza. O evento acontecerá na Sociedade Alvorada, no Bairro Sete de Setembro, a partir das 14h. Restam 15 vagas, sendo o público-alvo a terceira idade, no entanto, qualquer pessoa interessada pode participar.
A palestrante terá em pauta a saúde do idoso, passando a importância da atividade física no bom funcionamento do sistema cardiorrespiratório, além do quão fundamental a prática é para barrar o sedentarismo. Maria Corazza tem como objetivo desmistificar que a atividade física é difícil e requer muito tempo de seu dia. “Quero tirar a imagem de que a prática de atividades é sem graça, ou extremamente difícil de ser realidade. Tudo é questão de hábito e tornar isso parte da vida”, explica. Formada em educação física, Maria já está há 46 anos na área e metade deste tempo é reservado a assuntos da terceira idade.
Na segunda-feira, trará em pauta alguns de seus conhecimentos descritos em livros, projetos e métodos inovadores publicados por ela. Além de trazer um pouco de seu quadro “Mexa-se, seu corpo agradece”. Segundo a assessora de Assuntos da Melhor Idade, Andrea Schramm, a ideia de trazer essa palestra partiu da professora de ginástica do centro, Patrícia Barbieri, por conta da necessidade de informação para esse público quanto à atividade física. “A aula é voltada aos idosos, sendo 90% dos inscritos desse grupo, mas outras pessoas como profissionais da educação física, por exemplo, podem participar e adquirir conhecimento”, argumenta Andrea. “Maria é conhecida internacionalmente pelo seu trabalho realizado a melhor idade, e é interessante esse intercambio de experiências”, informa.
A saúde do idoso está cada vez mais em pauta quando o assunto é longevidade e “viver bem”. Por conta disso, o tema atividade desportiva vem se tornando tão ativo nos últimos anos. No entanto, o secretário de Assistência Social do município, Santiago Martin Navia, acredita que além da prática, a integração que provem dela é de extrema importância. “A questão da inclusão que a atividade física propõe é essencial para as pessoas da terceira idade, esse ato recreativo ajuda na área social do idoso que saí de suas casas para conhecer e interagir com outras pessoas, cuidando da saúde física e mental”, destaca Navia.
Os interessados devem entrar em contato com o Centro de Convivência do Idoso, no Bairro Coloninha, pessoalmente ou pelo telefone (47) 3332-7467.
Jasti em Gaspar
Em 2019, Gaspar foi sede do 12º Jogos Abertos da Terceira Idade – Jasti. Reunindo 224 municípios, somando 2.200 atletas com idade a partir de 60 anos. Sediar a competição foi de extrema importância para o município, principalmente porque está é uma competição essencial no estado quando se trata da categoria +60.
A competição impulsionou Gaspar a procurar e aprimorar as condições de treinamento dos atletas da melhor idade dispostos a representar o município. Santiago comenta que uma parceria foi feita com a Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL com a intenção de oferecer um melhor suporte a esse atleta. “O fato de o Jasti ter acontecido em nosso município nos ajudou a perceber que nossos atletas precisam de uma preparação. Por isso, firmamos uma parceria com a FMEL para viabilizar locais para o treinamento destes atletas fazendo-os participarem e representarem o município ativamente”, informa Navia.
Mais informações: Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, 3332.0068 e a Assessora de Assuntos da Melhor Idade, Andrea Schramm, 3332-7467.