Conselheiros do DEL participam de fórum em Florianópolis
Desde terça-feira, dia 3, representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Local – COMDEL e de Câmaras Técnicas de Gaspar participam do V Fórum de Desenvolvimento Econômico Local, em Florianópolis. Durante o evento, são debatidas as boas práticas em desenvolvimento socioeconômico nos municípios de Santa Catarina. O encontro é promovido pela Federal das Associações Empresarias de SC – FACISC. Entre os presentes, estão prefeitos, empresários e lideranças de diversos municípios que possuem o Programa DEL implantados em suas cidades.
Além da troca de experiência entre os municípios, o fórum apresenta também novas oportunidades e soluções para promoção de mudanças da estrutura socioeconômica. Painéis sobre turismo, saneamento, sustentabilidade e campos de competência. O Agente de Articulação do DEL, Eduardo Schnaider Pedrini comenta a importância da participação no fórum. “O Fórum do DEL é um ambiente fantástico e fundamental para troca de experiências entre as mais de 35 cidades participantes, até mesmo de outros estados como do Rio Grande do Norte. Algumas premissas são renovadas como a importância do trabalho em rede e conectado, ganhando força e melhorando os resultados”, explica.
Outra novidade é que Gaspar é uma das cidades cotadas para receber o evento no próximo ano. “Estamos confiantes que a nossa Gaspar será escolhida. Caso isso aconteça teremos uma grande oportunidade de apresentarmos e falarmos sobre a nossa cidade para esse seleto grupo que é engajado em busca da melhoria da qualidade de vida”, finaliza Pedrini.
A próxima reunião do DEL acontece dia 18 de setembro, às 17h30, no Auditório da Prefeitura.
DEL em Gaspar
O Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), visa mensurar o potencial econômico do município. Implementado no município em 2018, o programa também tem como objetivo instituir um modelo de gestão capaz de contribuir para a economia local, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável.
Além disso, o DEL ainda visa criar um clima propício para o crescimento da economia local e atrair novos investidores, interagindo com o setor produtivo, diversificando a economia e possibilitando a sustentabilidade do município e, em segunda instância, a região.