ESFs Margem Esquerda l e Belchior atendem em horário diferenciado neste sábado
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que neste sábado, dia 14, as unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESFs Margem Esquerda l e Belchior promovem ações de prevenção e promoção de saúde. As atividades serão voltadas para a comunidade do respectivo bairro com foco na prevenção e vacinação.
Na ESF Margem Esquerda o atendimento acontece das 8h e segue até às 14h. Durante o dia, a população terá acesso a testes rápidos e vacinação. Os agentes comunitários de saúde também estarão na comunidade aplicando os questionários para diagnóstico situacional da febre amarela.
“Essas ações são previstas pela Política Nacional de Atenção Básica – PNAB e as equipes estão preparadas para atender as comunidades com foco na vacinação da Febre Amarela, testes rápidos e orientações de saúde”, explica o coordenador da Atenção Básica, Arnaldo Munhoz.
Já a ESF Belchior, promoverá uma intensificação na vacinação contra a febre amarela, atendendo das 8h às 16h.Munhoz ainda ressalta a importância da imunização. “É vital que todos realizem a vacinação contra febre amarela, pois, de acordo com informações da Secretaria do Estado de Saúde de Santa Catarina, é possível que tenhamos casos de Febre Amarela na região a partir de novembro”, alerta Munhoz.
Gaspar já vem reforçando ações no combate à patologia e o atendimento em horários diferenciados nas unidades de saúde tem como objetivo ampliar o acesso dos usuários ao serviço de imunização, tendo em vista a atual situação da Febre Amarela no estado de Santa Catarina.
Febre Amarela em Santa Catarina
Informações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina
Até o momento, o Estado já registrou duas mortes por conta da doença. A primeira foi no dia 28 de março deste ano, um homem de 36 anos, da localidade de Pirabeiraba, em Joinville, sem registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), e a outra, registrada no final de junho, um homem de 40 anos, residente de Itaiópolis, também no Norte do Estado e sem registro de vacina.
Além disso, Santa Catarina já tem o registro de cinco mortes de macacos por febre amarela, localizados nos seguintes municípios: Garuva (1), Indaial (1), Jaraguá do Sul (1) e Joinville (2).
Imunização em Gaspar
O imuno está disponível em todas as Salas de Vacinação do município, que atendem 8h às 12h, e das 13h às 16h.
– ESF Figueira (Rua Rio Negrinho, s/n, Figueira)
– ESF Bela Vista (Rua Adriano Kormann, 700, Térreo, Bela Vista)
– ESF Coloninha (Prefeito Leopoldo Schramm, 250, Coloninha)
– ESF Centro (Rua Augusto Beduschi, 130, Centro)
– ESF Gaspar Grande (Rua José Anastácio da Silva, s/n, Gaspar Grande)
– ESF Sete de Setembro (Rua Arnoldo Bernardino de Souza, 75, Sete de Setembro)
– ESF Santa Terezinha (Rua Jacob Junkes, s/n, Santa Terezinha)
– ESF Barracão (Rua João Barbieri, 143, Barracão)
– ESF Belchior (Rua Germano Tillmann, 100, Belchior)
– ESF WaltrudesBósio (Margem Esquerda I) (Rua Pedro Simon, s/n, Margem Esquerda)
– ESF Margem Esquerda II (Rua Projetada 04 do Loteamento Jardim das Arábias, 136, acesso pela Rua Rodolfo Muller, Margem Esquerda)
– ESF Vereador José Bonetti “Nino” (Gasparinho Quadro) Rua Fênix, 130, Gasparinho
– ESF Poço Grande (Rua Renato Manoel Peixoto, s/nº, Poço Grande)
Mais informações: Secretaria de Saúde – 3703.3700