Superintendência de Trânsito promove palestra e blitz educacional em Gaspar

 

 

 

   No mês de setembro acontece a Semana Nacional do Trânsito. Entre os dias 18 a 25 de setembro secretarias, diretorias e órgãos de trânsito promovem palestras e ações para prevenção e reflexão de como encarar a mobilidade urbana e o tráfego. A Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito – Ditran, participa de diversas ações, principalmente voltadas à educação e conscientização.

   Entre diversas ações, está a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – Sipat, um evento obrigatório para empresas instaladas no Brasil. Participando da programação, a Superintendência de Trânsito promoveu duas palestras com o tema “Direção Preventiva e o Relacionamento Interpessoal no Trânsito” nesta última terça-feira, dia 17, na Sipat da empresa Naxos Confecções, no Bela Vista. Ministrada pelo agente de trânsito Luciano Amaro Brandt, a palestra aconteceu em duas seções, às 10h e as 14h30, e reuniu mais de 70 funcionários.

   Com o objetivo de conscientizar e prevenir, a palestra contou com diversos assuntos importantes como responsabilidade e comportamento do condutor, a importância de respeitar cruzamentos, o uso do cinto de segurança além de alertar o perigo do uso do celular no trânsito e a embriaguez. Os tópicos serviram para gerar uma conversa consciente envolvendo o papel do motorista, ciclista e pedestre no trânsito, mostrando que suas ações transformam o local de tráfego em um ambiente seguro.

   Carregando dados e assuntos importantes no desenrolar da palestra, Brandt procurou reformular valores como o respeito, a ética, paciência, humildade, educação e outras características que se aplicadas no dia a dia podem fazer a diferença. Para o superintendente de Trânsito, Salésio Antonio da Conceição, ações de prevenção e conscientização são essenciais para evitar o aumento de acidentes fatais na região. “As ações que estamos promovendo tem como objetivo conscientizar e educar a população, mostrando o que é certo e o que é errado”, comenta o superintendente. “Acreditamos que a educação e a fiscalização andam lado a lado quando se trata de trânsito e para mudar o cenário atual precisamos aprimorar essa relação”, explica.

   Segundo dados do Ministério da Saúde morrem por ano mais de 35 mil brasileiros vítimas de acidentes. No entanto, a pesquisa apenas aborda as mortes ocorridas no local do acidente, se levasse em conta as mortes pós-acidente a caminho ou no hospital, estima-se que as mortes ultrapassem 50 mil. Com base na pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas, 90% dos acidentes acontecem por imprudência ou imperícia e podem ser evitados. Por conta disso, palestras e outras ações são feitas durante a Semana Nacional do Trânsito.  

   Como parte das campanhas referentes à semana, a Superintendência de Trânsito do município promoverá entre os oito dias de campanha uma Blitz Educacional com o objetivo de entregar folhetos à população. Os folhetos foram preparados com o intuito de passar uma mensagem, tendo um foco comum na prevenção. “Queremos utilizar o momento para desenvolver valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir um ambiente de qualidade no trânsito”, comenta Conceição. “Se cada um fizer a sua parte teremos um trânsito mais seguro e humano”, finaliza.

   Outras ações são elaboradas e executadas para que a abordagem se estenda durante todo o ano, contribuindo para uma efetiva mudança de comportamento da população.

A Semana Nacional do Trânsito

   Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. E tem como objetivo conscientizar a sociedade, com vistas no aprimoramento de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Neste ano, o tema da semana é “No trânsito, o sentido é a vida”.