Assistência Social promove atividades de integração por meio dos CRAS

 

 

 

   Ações para crianças, adolescentes e idosossão constantemente promovidas pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria Assistência Socia. As atividades são realizadas com o objetivo de gerar momentos de integração e lazer para a sociedade. Na última semana o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Silvio Schramm e o CRAS Casa da Família realizaram ações voltadas à comunidade, seus participantes e familiares.

   Terça-feira, dia 17, foi o dia dos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do CRAS Silvio Schramm participarem de uma ação promovida pelo Grupo Bem Viver. Uma visita ao Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, no município de Balneário Camboriú, serviu para mostrar as belezas naturais do parque e conhecer práticas proporcionadas pelo Complexo Fitoterápico Municipal.

   No complexo, o grupo conheceu o programa Plantas que Curam que tem como objetivo proporcionar a população acesso a medicamentos gratuitos e de boa qualidade. Foram também compartilhadas informações sobre o plantio de plantas, colheita, processo de secagem e a transformação de plantas medicinais em pomadas, sabonetes ou tinturas. Durante a visita, os participantes puderam conhecer o laboratório e a horta que proporcionou um melhor entendimento de toda a teoria apresentada.

   Cerca de vinte crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do CRAS Casa da Família participaram de uma visita cultural ao Parque da Malwee, no município de Jaraguá do Sul, no dia 17. As crianças e adolescentes visitaram os museus e conheceram um pouco da história da empresa e da cidade.  

   Santiago Martin Navia, secretário da Assistência Social de Gaspar, acredita que são práticas recreativas e que instigam a formação de boas memórias que ajudam a fortalecer o trabalho social do município. “Vemos com essas práticas um avanço nas políticas de assistência social através da prevenção e do fortalecimento de vínculos sociais e comunitários por meio do CRAS”, explica.  “É também importante possibilitar que os usuários do serviço tenham novas experiências e desenvolvam vínculos comunitários”, finaliza Santiago.

   As visitas Culturais são uma das estratégias do CRAS para potencializar e qualificar as ações dos grupos do Serviço de Convivência.

Sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

   O SCFV é um serviço da Proteção Básica do SUAS, que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias e Indivíduos (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAIEFI).

   O SCFV realiza atendimento em grupo, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.