Prefeitura investe na formação continuada dos professores da rede municipal

   Na manhã desta segunda-feira (23) a Secretaria de Educação promoveu mais uma formação para professores da rede municipal de ensino. Desta vez, professores da educação infantil participaram da formação “Projetos Pedagógicos na Educação Infantil”.

   A Doutoranda em Educação Aline Helena Mafra Rabelo, da Universidade Estadual do Estado de Santa Catarina – UDESC foi a responsável pela formação. O tema proposto foi praticas pedagógicas a partir das bases comuns curriculares e direito das crianças dentro das políticas nacionais. 

Elevar a qualidade da educação é um dos objetivos das formações

   Com o objetivo de elevar cada vez mais a qualidade da educação municipal de Gaspar, a Secretaria de Educação investe na formação continuada dos professores e na capacitação profissional da equipe que atua diariamente com os estudantes da rede de ensino pública da cidade.

   A formação continuada apresenta como fator relevante para uma atuação repleta de significação, possibilitando ao educador maior aprofundamento dos conhecimentos profissionais, adequando sua formação as exigências do ato de ensinar, levando a reestruturar e aprofundar conhecimentos adquiridos na formação inicial.

   As formações são realizadas semanalmente, e geralmente acontecem na Secretaria de Educação, outros espaços também são utilizados, conforme a necessidade.  A formação é composta por uma série de palestras e capacitações, ministradas por profissionais especialistas em cada área.

   Propostas de inovações são alguns dos temas abordados durante as formações, foi em um desses encontros que a professora de Geografia, Grácia Margarida Russi Prade, da Escola Norma Mônica, teve conhecimento das Olimpíadas Nacionais de Cartografia (OBRAC), a escola se tornou destaque, e agora aguarda o resultado da semifinal que será anunciada no dia 26 de setembro.

   Outro exemplo de inovação foi a Escola Mário Pederneiras, que realizou o Chá Literário que homenageou o autor Monteiro Lobato, o evento foi realizado após professores participarem da formação sobre formas de ensinar e trazer os clássicos para a atualidade junto com os personagens infantis e ampliar as práticas pedagógicas tendo o campo da literatura como referencial.

   A educação especial da rede municipal de ensino, também promove ações de formação continuada para os professores dessa área. No dia 11 de setembro, os profissionais participaram da formação com o tema LIBRAS. A palestra foi ministrada pelo professor Gustavo Brustolin Horst.  No encontro, os professores compartilharam experiências sobre o uso da linguagem em LIBRAS e a importância da inclusão. Atualmente, na rede de ensino municipal, 13 alunos apresentam um quadro de deficiência auditiva ou surdez, por isso a secretaria investe na capacitação constante dos profissionais.

 Para a Secretária de Educação, Zilma Mônica Sansão Benevenutti, as formações são de extrema importância. “Temos como foco maior o desempenho e a melhoria da educação para que nossos alunos tenham sucesso e os resultados esperados, é por eles que estamos aqui, buscando melhorar as atividades desenvolvidas em sala de aula”, finaliza.