Saúde reforça necessidade de comparecimento às consultas confirmadas

    Com o intuito de reduzir a fila de atendimento odontológico, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, realiza uma parceria com o programa OdontoSesc. A proposta inicial do projeto era oferecer mais de 5 mil atendimentos para a comunidade até dezembro. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, cerca de 30% dos pacientes, em média, acabam faltando ou cancelando as consultas agendadas.

   Desde o inicio do programa OdontoSesc,  3816 consultas foram marcadas até outubro, mas,  1116 dos procedimentos agendados  não foram realizadas por conta da falta do paciente. A ausência do paciente na consulta pré-agendada gera prejuízos, já que a Prefeitura mantém o dentista no plantão. “O prejuízo não é apenas financeiro, o paciente que não comparece tira a vaga de outra pessoa que esteja precisando de atendimento, por exemplo. A Secretaria faz o agendamento e a confirmação de todas as consultas”, explica o secretáio José Carlos de Carvalho Junior.

    Ainda de acordo com os dados, 2700 pessoas compareceram nas consultas e 270 já tiveram o tratamento finalizado. A Secretaria de Saúde pede para que as pessoas não deixarem de comparecer nas consultas agendadas. Caso não seja possível comparecer é necessário informar com antecedência, para que a vaga possa ser redirecionada a outro paciente.

 

Projeto OdontoSesc

   Através de clínicas montadas em carretas, o projeto leva serviços odontológicos gratuitos e orientações em saúde para as comunidades brasileiras. O consultório conta com quatro cadeiras odontológicas. Através de parceria com as prefeituras, realiza 64 atendimentos odontológicos diários. Atua também com atividades de Educação em Saúde proporcionando o acesso a ações de educação e prevenção de doenças bucais visando à incorporação de hábitos saudáveis. Entre os procedimentos oferecidos estão: clínica básica, restauração, educação em saúde bucal e profilaxia, tratamento de canal e raspagem de tártaro.