Programa Criança Feliz é lançado em Gaspar
Foi lançado na manhã desta segunda-feira, dia 7, o Programa Criança Feliz. Com uma equipe de sete pessoas, os visitadores sociais começaram a primeira etapa da busca ativa por usuários já na tarde desta segunda-feira, agendando visitas futuras. O Criança Feliz é um programa promovido pelo Governo Federal e Gaspar é o segundo município a implantar o projeto. O evento também contou com uma apresentação das trinta crianças da escola Professora Aninha Pamplona Rosa.
“Fico muito feliz da nossa Gaspar ser a segunda cidade a implantar o programa em Santa Catarina! Sem dúvidas, é um projeto que mostrará um novo horizonte para o futuro de nossas crianças”, ressalta o prefeito Kleber Wan-Dall. Para Santiago Martin Navia, secretário de Assistência Social, o lançamento do projeto foi um sucesso e as expectativas estão altas. “Esperamos dar um futuro melhor para as 200 crianças que necessitam deste auxilio e manter na pauta do município as questões referentes à primeira infância”, salienta Santiago.
Carlos Eduardo Souza de Oliveira será o coordenador do programa em Gaspar, tendo o auxilio da supervisora do programa, Elaine Cristina da Silva Guimarães. Outros integrantes do Criança Feliz são Aline Barcelos Moura, Aline Krauss, Judy Isabel Voigt, Paloma Lourdes Martins e Gerusa Afonso. Os visitadores sociais atenderão grupos prioritários, com sistemas de visitação diferentes. Das crianças de zero a três anos, as visitações serão semanais. Gestantes receberão visitas mensais, enquanto crianças de quatro a seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada – BPC receberão visitas quinzenais.
Cuidar, proteger, estimular e brincar são os maiores investimentos que podem ser feitos no início da vida. Por conta disso, as visitações são contínuas e auxiliam no fortalecimento do vínculo afetivo da família, propiciando um ambiente mais harmônico e adequado para o desenvolvimento integral na primeira infância. O visitador auxilia a família nos cuidados para a promoção do desenvolvimento da criança. Dessa forma, indivíduos crescem mais felizes e mais equilibrados emocionalmente. Ajudando na produtividade e no melhor desempenho educacional.
O programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento infantil integral na primeira infância, colaborar no exercício de fortalecimento de vínculos e do papel das famílias na vida da criança. Além de integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.
Mais informações: Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, 3397.1094.