Inicia mais um Movimento de Leitura e Feira do Livro em Gaspar

 

 

 

   A Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria de Educação, Direção de Cultura e Biblioteca Dom Daniel Hostin, realizou a abertura oficial do 17º Movimento de Distribuição de Leitura na Praça e da 15ª Feira do Livro. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (9) e reuniu um grande público no local além de autoridades da cidade, que tiveram a oportunidade de assistir o espetáculo “Contos da Corte” realizado pela Cia de La Curva.           

   Na abertura oficial, a secretária de Educação de Gaspar, Zilma Mônica Benevenutti, explica que um dos objetivos da realização do evento é o incentivo a leitura. “Precisamos dar importância ao ato de ler, considerando que a leitura é um aprendizado para a vida, além de favorecer o desenvolvimento e a ampliação da linguagem”, ressalta. Além disso, a secretária destacou a aquisição de livros feita pela Prefeitura de Gaspar para a Biblioteca. Mais de três mil exemplares foram distribuídas para todas as escolas do município. “Essa foi a maior conquista da Biblioteca Dom Daniel Hostins, nos seus 44 anos de funcionamento”, disse.

   “O conhecimento é transformador, é o maior patrimônio que alguém pode ter. Entendemos a importância da leitura na construção de cidadãos conscientes e preparados para o mundo. Estamos investindo na ampliação dos meios pelos quais o estímulo a essa prática seja vivenciada plenamente, desde muito cedo, envolvendo todos os nossos alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental”, destacou o prefeito Kleber Wan-Dall.

   No primeiro dia de evento, o sol apareceu para deixar ainda mais bonito o cenário na Praça Getúlio Vargas, em frente à Prefeitura. No movimento de distribuição de leitura na praça, as tendas temáticas de contação de histórias recebem crianças de diversas escolas e Centros de Desenvolvimento Infantis – CDI da cidade. Os alunos que participam das tendas têm a oportunidade de escutar poesias, contos, histórias, todas contadas por profissionais que encantam através das palavras. Nesta edição do evento, espera-se cerca de seis mil crianças.

   Na 15ª Edição da Feira do livro, cinco expositores de livros, gibis, fantoches e outros impressos, estão participando da feira, com livros a partir de R$5.

   Outra atividade que movimentou a Biblioteca foi a conversa com o escritor indígena e ganhador de prêmios da UNESCO e Jabuti, Daniel Munduruku. Na ocasião, o autor de mais de 50 obras conversou com alunos do ensino fundamental de Gaspar. Na conversa, o escritor explicou sobre os povos indígenas do Brasil, contou um pouco da sua trajetória, respondeu os questionamentos dos alunos e ensinou algumas palavras e músicas dos povos indígenas.

   O evento segue até sexta-feira, 11 com mais de 20 atrações gratuitas para a comunidade. Confira a programação completa aqui.

 

Para mais informações: Biblioteca Dom Daniel Hostin (47) 3332-5156