Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional visam a qualidade de vida
Neste domingo, dia 13, foi comemorado o dia do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. A data marca a criação das profissões e já era celebrada anualmente pela categoria, mesmo sem o reconhecimento por lei. Até que em janeiro de 2015 foi aprovada a lei que determina de forma oficial a comemoração da data em todo o território brasileiro.
Na Secretaria de Saúde de Gaspar, o acesso aos serviços oferecidos pelos profissionais é feito através das unidades de saúde. O Coordenador de Atenção Básica Arnaldo Munhoz explica que os atendimentos em fisioterapia e terapia ocupacional são ofertados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, pelo Serviço de Atenção Domiciliar – SAD e duas clínicas credenciadas.
“No NASF, os profissionais trabalham com ações coletivas, nos grupos de saúde organizados por grande parte das unidades de saúde. O SAD faz o atendimento domiciliar com os pacientes admitidos pelo programa, que geralmente são pessoas acamadas ou que sofrem seqüelas de um AVC, por exemplo,” conta Munhoz.
Apesar de comemoradas no mesmo dia e frequentemente confundidas, a fisioterapia e a terapia ocupacional são profissões diferentes, mas que podem trabalhar de forma complementar. “A fisioterapia recupera o movimento de um paciente com uma disfunção física, a terapia ocupacional vai dar uma função a esse movimento”, explica a terapeuta ocupacional do NASF, Gabriela Chiarelo.
A profissional se aprofunda e ainda explica que a profissão se utiliza de recursos terapêuticos para isso, no intuito de manter o paciente independente e atuante em atividades importantes do dia a dia. “Nosso objetivo é trazer a maior autonomia e qualidade de vida possível para pacientes que apresentam dificuldades em exercitar atividades simples do dia a dia, como pegar um ônibus ou escovar os dentes até atividades mais complexas, como interação social”, complementa Gabriela.
Para a fisioterapeuta do NASF, Janaina Formagi Sezerino, o propósito da fisioterapia é proporcionar qualidade de vida. “Isso pode ser feito tratando ou prevenindo lesões”, explica. Ela também conta que o profissional atua tratando dos movimentos do corpo, desde funções ortopédicas, até lesões neurológicas, cardíacas ou respiratórias.
Mais informações: Secretaria de Saúde – 3703.3700.