Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado
Neste sábado, dia 19, acontece o Dia D da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Durante o dia serão vacinadas crianças com idade entre seis meses e quatro anos, sendo elas o público alvo da primeira fase da campanha que acontece do dia 7 até 25 de outubro. Em Gaspar, os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h, sem pausa para almoço. A data é uma mobilização para estimular pessoas a se imunizarem contra a doença.
Em Gaspar, nenhum caso foi registrado, no entanto a situação é contrária pelo estado. Santa Catarina registrou 34 casos confirmados de sarampo neste ano segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado – DIVE/SC. Crianças com faixa etária menor que 10 anos representam 23% do número de casos, enquanto adultos de 20 a 29 anos representam mais da metade, cerca de 55%. O número total de crianças a serem vacinadas em Gaspar é de 560. “O enfoque da campanha é o sarampo e temos a meta de vacinar 95% do público-alvo”, explica Jicéli Petró, diretora geral de Vigilância em Saúde. “O sarampo é causado por um vírus contagioso, e a doença pode ser transmitida com facilidade por secreção, como saliva ou catarro da pessoa contaminada”, completa Jicéli que garante que a única forma de prevenção é a vacinação.
As unidades que terão as vacinas disponíveis durante o Dia D Campanha Nacional de Vacinação são ESF Barracão, ESF Poço Grande, ESF Santa Terezinha, ESF Sete de Setembro, ESF Centro, ESF Coloninha, ESF Gaspar Grande, ESF Gasparinho Quadro, ESF Figueira, ESF Bela Vista, ESF Margem Esquerda I, ESF Margem Esquerda II e ESF Belchior, e atenderão das 8h às 17h, sem fechar para o almoço. No dia, as unidades UAS Gaspar Alto e ESF Lagoa também estarão atendendo, no entanto fecham as 16h.
A segunda fase da campanha está prevista para acontecer entre os dias 18 e 30 de novembro, com o novo Dia D marcado no último dia desse período. Essa etapa priorizará os jovens com idades entre 20 e 29 anos que ainda não foram imunizados. A escolha se deve pelo número expressivo de casos para essa faixa etária. Jicéli ainda expõem que as duas etapas, além da vacina contra o sarampo, também disponibilizarão as vacinas encontradas no calendário nacional. “É necessário que os usuários portem suas cadernetas/cartões de vacinação, assim serão atualizados esquemas atrasados de todas as vacinas”, finaliza.
A campanha no município está sendo promovida pela Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica nos meses de outubro e novembro.
Entenda mais sobre a doença:
O que é?
É uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível e extremamente contagiosa.
Transmissão
É transmitida por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O período de incubação do vírus pode variar entre sete e 21 dias, desde a data da exposição até o aparecimento de manchas vermelhas ou erupções na pelo. O período de maior transmissibilidade ocorre 2 dias antes e 2 dias após o início das manchas causadas pela doença.
Sintomas
Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, erupções ou manchas vermelhas que surgem da cabeça em direção aos pés (exantema maculopapularcéfalo-caudal), tosse seca (inicialmente), coriza, conjuntivite não purulenta e pequenos pontos brancos amarelados na mucosa bucal – as manchas de Koplik.
Definição de caso suspeito de sarampo
Todo paciente que apresente febre e erupções ou manchas vermelhas que surgem da cabeça em direção aos pés (exantema maculopapularcéfalo-caudal), acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da situação vacinal.
Todo indivíduo suspeito com história de viagempara locais com circulação do vírus do sarampo, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período com alguém que viajou para local com circulação viral.
“É de extrema importância ressaltar que todo caso de suspeita deve ser notificado imediatamente à Vigilância Epidemioógica do município”, destaca o Secretário de Saúde José Carlos de Carvalho Júnior. A notificação deve ser feita por telefone, (47) 3703-3774, e após, por escrito.
Histórico
A doença deixou de causar óbitos em 1992 e a circulação do vírus do sarampo foi interrompida no Brasil no ano 2000. Desde então, registraram-se casos esporádicos e importados em 2001 (1 caso), 2003 (2 casos) 2005 (4 casos) e, em 2013 (1 caso), todos relacionados com histórico de viagens internacionais. Em 2015 foram identificados os últimos casos importados em todo o território nacional.
O Brasil enfrenta um surto ativo com mais de 2.700 casos confirmados, dentre eles 4 óbitos, em 13 Estados, inclusive Santa Catarina, onde 21 foram identificados até 20/09/19. Subindo para 34 até o dia 14/10/19.
Situação atual
Em decorrência do atual panorama epidemiológico nacional e a proximidade das importantes festas de outubro no nosso Estado, a Vigilância Epidemiológica, alerta para o iminente risco da ocorrência de casos de sarampo em Gaspar. A situação desperta o alerta para que o Sistema Municipal de Saúde, os Serviços Privados de Saúde e a comunidade trabalhem em parceria para evitar que a doença faça vítimas na região.
Mais informações: Secretaria de Saúde – 3703.3700