Médica de Gaspar é finalista do Prêmio APS Forte para o SUS
Um projeto de Residência Médica orientado pela Dra. Luciana Tricai Cavalini, médica da Estratégia Saúde da Família Centro, está entre as 11 experiências finalistas do “Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal”. Ao todo, foram mais de 1,2 mil inscrições em todo o país. No dia 29 de outubro a Dra. Luciana estará em Brasília, a convite da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para participar, junto com a Coordenação da Residência, da apresentação final da experiência na cerimônia de premiação.
As experiências estão em análise desde segunda-feira (21) por um time de jurados especiais que tem a missão de julgar as finalistas sob a perspectiva do usuário. Fazem parte do júri nomes como o médico Dráuzio Varella e os jornalistas Chico Pinheiro, Luiz Fara Monteiro, Alan Ferreira, Lise Alves e a colunista Claudia Collucci.
O Programa pela SES-SC, finalista do prêmio APS, em que a Dra. Luciana é preceptora, existe desde 2016, a médica relata que conheceu o projeto antes de iniciar suas atividades profissionais em Gaspar e ficou impressionada com a qualidade da formação de residentes oferecida. O projeto consiste em ampliar e qualificar o programa de Residência Médica em Medicina Familiar no acesso à Atenção Primária em diferentes municípios do estado.
“O modelo descentralizado em vários municípios do Estado não apenas coloca o médico residente em contato direto com a realidade da saúde dos catarinenses, mas também qualifica a Atenção Básica dos municípios participantes, que vão contar com um profissional jovem e motivado com a Saúde da Família”, destaca Luciana.
Em 2018, o programa foi apresentado à Secretaria de Saúde e ao Prefeito Kleber Wan-Dall, que logo incluiu a iniciativa no município. Contando com a intermediação institucional da Educação Permanente da Secretaria de Saúde, com empenho do coordenador Denis Valim, desde o início deste ano Gaspar oferece duas vagas para residentes.
“Como eu tenho experiência docente anterior, é muito empolgante poder voltar a participar da formação de jovens médicos comprometidos com o SUS”, diz a Dra. Luciana, que acredita que a participação na final do Prêmio APS Forte para o SUS é o reconhecimento da qualidade já testada e comprovada de um projeto de grande envergadura para a melhora da atenção à saúde em Santa Catarina.
O secretário de Saúde, José Carlos comenta que a indicação do programa só reforça a qualidade da saúde em relação à atenção primária de atendimento. “Desejamos sucesso à Doutora Luciana nessa importante missão de representar nosso Estado na premiação. Agradeço também por todo esforço e dedicação que com que a Luciana trabalha e atende nossa comunidade. Ficamos muito felizes de ver algo que cresceu no nosso município ir tão longe. Parabéns a ela e a todos os envolvidos”, finaliza José Carlos.
O Prefeito Kleber Wan-Dall comemora a indicação de um projeto realizado em Gaspar. “Estamos muito felizes e orgulhosos de ter profissionais tão capacitados atuando na nossa saúde, a seleção de um projeto pelo Ministério da Saúde e pela organização Pan-Americana da Saúde demonstra que estamos no caminho certo”, destaca Wan-Dall.
Programa pela SES-SC
Descentralização do programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade, sob Gestão da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em parceria com 35 municípios, em uma estratégia combinada de Educação Permanente em Saúde, ampliação e qualificação do acesso à Atenção Primária em diferentes municípios, incluindo os do interior.
“Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal”
Promover o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS), priorizando e reforçando o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) é uma das prioridades desta gestão do Ministério da Saúde. Por isso, a pasta criou uma premiação para experiências exitosas na área e irá premiar três exemplos de estratégias adotadas por profissionais de saúde que contribuíram para melhorar a rotina de atendimento nas unidades da Atenção Primária e, conseqüentemente, melhorar a saúde do cidadão que utiliza o SUS. O objetivo do Prêmio ‘APS Forte: Acesso Universal’ é valorizar iniciativas de profissionais que transformam seu tempo e conhecimento em estratégias para ampliar o acesso e melhorar o atendimento à população no âmbito da Atenção Primária.