Emílias invadem Gaspar em evento da Educação
Criada pelo escritor Monteiro Lobato, Emília é a boneca de pano mais famosa do Brasil. É por isso que, entre os dias 6 e 7 de novembro, alunos do ensino municipal de Gaspar participarão do primeiro Festival de Emílias do município. O evento é promovido pela Secretaria de Educação, Direção de Cultura e Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin. O Festival foi lançado em abril deste ano e as apresentações finais serão realizadas no Salão Cristo Rei.
Aproximadamente dois mil alunos da rede municipal de ensino participarão de dois dias cheios de atividades e conhecimento de literatura, cultura e principalmente sobre o autor de inúmeras obras, Monteiro Lobato. Desde maio os professores das escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil participaram de uma qualificação através de uma formação sobre a importância do autor Monteiro Lobato.
O Festival de Emílias é um resumo da obra de Monteiro Lobato e tem o objetivo de conhecer a sua obra para a ampliação do conhecimento. Além de promover apresentações teatrais de alguns personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, desenvolver a linguagem oral a partir das músicas do sítio, produzir textos coletivos sobre os personagens do sítio e proporcionar integração com todos os alunos.
O Festival recebeu o nome de Emília, por ser um dos personagens mais marcantes do autor. Para a secretária de Educação, Zilma Monica Sansão Benevenutti, “o Festival de Emílias é mais uma forma de incentivarmos a leitura e trazer as hitórias e os livros para o convício das nossas crianças”.
Monteiro Lobato
Criador do ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, que imortalizou as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros. O primeiro livro da obra a fazer sucesso foi ‘A Narizinho Arrebitado’, que rendeu muitas histórias ao redor do ‘Sitio’.