Final da Gincana da Juventude será dia 21

   A Prefeitura de Gaspar por meio da Assessoria de Assuntos da Juventude informa que a prova final da Gincana da Juventude foi adiada para quinta-feira, dia 21 de novembro, no Ginásio Prefeito João dos Santos, às 19h. A mudança foi necessária em função da previsão do mau tempo para sábado (9).

    A Gincana movimenta mais de 120 alunos, entre estudantes e professores de seis escolas de Gaspar, desde agosto deste ano e diversas provas de cunho social, cultural, raciocínio entre outras, já foram concluídas. As escolas participantes desta edição da Gincana são EEB Marina Leal, EEB Ferandino Dagnoni, EEB Zenaide Costa Scmitt, EEB Prof. Honório Miranda, Instituto Federal de Santa Catarina e o Colégio UNI.
A gincana é um evento que tem por objetivo promover a integração das escolas trazendo cultura, esporte e ações de conscientização para as unidades escolares. Além disso, a competição ainda auxilia no desenvolvimento do protagonismo da juventude, solidariedade e valores éticos.

Juventude em Gaspar

   O Conselho Municipal de Juventude foi instituído em abril de 2011 e vem trabalhando para construir as políticas públicas de juventude em Gaspar. Com composição mista, equilibra a participação da sociedade civil e poder público. O conselho é autônomo independe do processo de eleições municipais. Desde 2015 encontrava-se desativado, sendo reativado em junho de 2018. O conselho tem por objetivo dar voz aos jovens do município e criar mecanismos para atender as demandas, sugerindo ao governo municipal ações que poderão atender seus anseios.

   Já em dezembro de 2018, aconteceu a 5ª Conferência Municipal da Juventude. O evento reuniu profissionais de diversas áreas para discussões sobre empreendedorismo, comunicação, tecnologia e cultura. Durante o encontro também iniciou a elaboração do Plano Municipal da Juventude.

   Outra ação importante para a Assessoria de Assuntos para a Juventude é o Gaspar PRO. O programa surgiu da dificuldade dos empresários em encontrar mão de obra qualificada. Mesmo com capacitações disponíveis, falta a participação. O programa busca estimular a procura por essa qualificação. Os encontros fomentam a discussão entre a classe empresarial e a instituições de ensino, para que possam chegar a possíveis soluções a partir da demanda identificada.