Dezembro Roxo promove doação do Imposto de Renda ao FIA
O mês de dezembro pode ser representado por diversas cores, na parte da assistência social ela é colorida pelo tom roxo. O Dezembro Roxo surgiu com o objetivo de conscientizar os contribuintes do Imposto de Renda sobre a possibilidade de doar até 6% do valor do seu imposto para causas sociais focadas em crianças e adolescentes carentes, através do Fundo para Infância e Adolescência – FIA. O mês será voltado para ações que informam ao contribuinte os benefícios da sua doação, pois além de praticar uma ação social, conseguirá também o abatimento do seu Imposto de Renda.
Este ano é o primeiro ano da campanha e o movimento tem como objetivo deixar até R$ 908.776 em Gaspar para o município investir em ações na educação, reabilitação social, proteção e desenvolvimento da criança e do adolescente. O FIA de Gaspar é coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA e atualmente, menos de 1,55% do Imposto de Renda que poderia ser doado é direcionado para o FIA.
Para Santiago Martin Navia, secretário de Assistência Social, o recurso seria de grande importância para o município. “Gaspar tem muito potencial e esse é um recurso que ao invés de ir ao caixa federal ficaria no município”, explica. Na próxima sexta-feira, dia 06, será realizada uma reunião para tratar sobre o assunto na Secretaria de Assistência Social. “Queremos alinhar nossas ideias e tratar das estratégias que iremos adotar para trazer a campanha ao município”, finaliza.
Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem doar. As pessoas físicas podem deduzir até 6% do Imposto de Renda se a doação for efetuada até o dia 27 de dezembro deste ano. Já se a doação for feita entre os dias 1º de janeiro até dia 30 de abril de 2020, a dedução reduz para até 3%. Já as pessoas jurídicas, as doações podem abater até 1%, desde que sejam tributadas pelo Lucro Real.
No site oficial da Campanha Dezembro Roxo (usar hiperlink: https://www.dezembroroxo.com.br/), o interessado consegue fazer o cálculo de quando pode doar.
Mais informações: Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, 3332.0068