Novo equipamento do SAMAE de Gaspar garante ainda mais qualidade da água

 

 

 

   O Samae de Gaspar segue investindo em tecnologia para garantir aos consumidores um serviço de qualidade e eficiência. Recentemente a autarquia adquiriu, por meio de licitação, um novo sistema automatizado de medição analítica de turbidez, cloro, pH e fluoreto para controle de qualidade da água tratada da ETA I. Os novos equipamentos, que serão importados dos Estados Unidos, irão proporcionar análises mais rápidas e maior controle das dosagens dos produtos químicos utilizados no tratamento de água, gerando mais segurança aos consumidores.

   O diretor-presidente do Samae, José Hilario Melato, relembra que o Samae vem investindo sistematicamente em equipamentos, maquinários e sistemas autônomos. “Recebemos a missão de entregar à nossa comunidade um serviço de excelência aos nossos consumidores. O Samae deu um salto de qualidade nos últimos três anos, duplicando a capacidade de reservação, renovando frotas e maquinários, além de ampliar a rede de abastecimento, chegando a locais que ainda não recebiam atendimento. Tudo isso para garantir água de qualidade nas torneiras dos gasparenses”.

   Com a aquisição deste novo sistema automatizado de análises de processo, o Samae de Gaspar entra no seleto grupo de municípios catarinenses que contam com estes equipamentos. “Na nossa região, apenas Jaraguá do Sul possui esse sistema. A decisão de investir em tecnologia é irreversível nos dias atuais. A proposta é caminhar para a automação com equipamentos de ponta. Dessa forma, teremos mais segurança na rotina diária de todo o sistema de tratamento e distribuição, além de respostas mais rápidas para ocorrências que necessitem da ação de nossas equipes”, destaca Melato.

   Os novos equipamentos serão instalados na Eta I (Centro), responsável por atender 70% do abastecimento da cidade. Depois de concluído o processo de licitação, o prazo de entrega é de 90 dias. Após a instalação, o sistema passará por um período de testes e capacitação técnica dos servidores antes de entrar em pleno funcionamento. Com o novo sistema automatizado, avaliado em R$ 392 mil, o SAMAE buscará a redução do consumo de produtos químicos utilizados no tratamento de água e maior precisão e confiança no controle da qualidade de água para consumo humano para atendimento ao padrão de potabilidade estabelecido pela Portaria do Ministério da Saúde.