FIA apresenta novos projetos sociais em Gaspar

 

 

 

   Dez projetos sociais serão financiados pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), em 2020. Para cada um deles será destinado até R$ 150.000,00. A escolha dos projetos foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Gaspar/SC, através do Edital Chamamento Público nº 002/2019.

   As assinaturas dos termos foram realizadas nesta terça-feira (10), no auditório da Prefeitura de Gaspar. Todos os projetos são voltados à promoção, proteção e a garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes de Gaspar, que através desses projetos terão acesso à cultura, educação e esportes, além de projetos voltados para a integração de crianças com deficiências.

   Entre as iniciativas selecionadas estão quatro projetos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, voltados ao empreendedorismo e educação, um projeto da APP da EEB Angélica Costa, com a Banda Musical, também projetos voltados para a saúde mental com o Buscar mudar, promovido pela Comunidade Terapêutica Beth Hayôster. O Clube Musical São Pedro promoverá o projeto Iniciação Instrumental e Prática de Banda de Música, no esporte a Associação Barateiro Futsal Clube realizará a escolinha de Futsal.

   A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também teve uma proposta selecionada que tem como objetivo a identificação e acompanhamento periódico do desenvolvimento infantil de bebês expostos a situação de risco ou com atraso global do desenvolvimento, residentes no município de Gaspar. Outro projeto selecionado para pessoas com deficientes é a da Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos – ABADA, que propõe a integração e acompanhamento de adolescentes de 14 a 18 anos com deficiência auditiva/surdo.

   O secretário de assistência social, Santiago Martin Navia, avalia os projetos. “Todos os projetos são positivos, poder oferecer para nossas crianças e adolescentes ações tão inovadoras e complementares, desde esporte, saúde, oficinas profissionalizantes e culturais. Isso só mostra o avanço de Gaspar nessas questões. Além disso, esse é o maior investimento do FIA nos últimos três anos, então o próximo ano já se inicia com muitos projetos positivos”, destaca.