Prefeitura e TV Gaspar promovem ação para doação de sangue

 

 

 

   Doar sangue pode salvar vidas. Essa é uma realidade diária, mas que em Gaspar ecoou ainda mais forte nessa última semana. Uma campanha para ajudar a gasparense Priscila Souza de Almeida, de 34 anos, tomou conta das redes. Com o grande volume de pessoas se prontificando a doar, mas sem ter como se locomover até Blumenau, a TV Gaspar e a Prefeitura de Gaspar tomaram a iniciativa de ofertar transporte para quem quiser ajudar, não só a Priscila, mas quem mais for possível. O serviço será ofertado na terça-feira, dia 21, em dois períodos.

   A Prefeitura disponibilizará um veículo para fazer o transporte dos interessados. A TV Gaspar recebe a demanda e realiza o cadastro dos interessados. São disponibilizadas 28 vagas, sendo 14 pela manhã e 14 a tarde. É necessário fazer o cadastro antecipado pelo WhatsApp da TV Gaspar (47) 99765-8883, encaminhar nome completo e número do documento de identidade, informar o turno de preferência e aguardar confirmação. O veículo sairá da Praça da Prefeitura às 7h45 e retorna no final da manhã. No período da tarde a saída é às 13h45. É importante que as pessoas que forem doar se programem para permanecer no local durante toda a manhã ou tarde, conforme o período escolhido.

   Para doar é necessário ter boas condições físicas, ter entre 18 e 69 anos e mais de 50kg, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade, entre outras precauções (listamos abaixo). É necessário levar documento com foto e se alimentar de forma saudável.

Critérios para doação de sangue:
– Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável. O modelo estará disponível no hemocentro;
– Não estar em jejum;
– Pesar mais de 50kg;
– Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses;
– Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses;
– Não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias.
– Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida);
– Em caso de parto normal, aguardar 3 meses; se cesariana, aguardar 6 meses;
– Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias;
– Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade.
– Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);
– Não ter tido comportamento de risco para contaminação pelo HIV;
– Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
– Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação;
– Não ter feito uso de drogas injetáveis ilícitas;
– Não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses;
– Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.