Gasparense se destaca em festival de música catarinense
A música sempre moveu a vida da gasparense Liziana Beatriz dos Santos de Bairros. A jovem, de 13 anos, cresceu participando de oficinas de música desde cedo e aos nove anos, Liziana ingressou na Banda São Pedro por meio de um projeto social custeado pelo Fundo Especial para Infância e Adolescência – FIA em 2017. A trombonista foi selecionada neste ano para participar do 15º Festival de Música de Santa Catarina, no Femusc Jovem, entre os dias 19 de janeiro e 1º de fevereiro. Liziana foi uma das jovens selecionadas para participar da orquestra liderada por León Spierer, renomado músico clássico alemão.
Apaixonada por música, a jovem soube do festival por meio das redes sociais e fez a inscrição depois de muita insistência para a aprovação da família. O processo seletivo foi por meio do preenchimento de dados pessoais e de um vídeo, com no máximo três minutos, tocando o instrumento que domina. Liziana fez seu vídeo tocando trombone e foi selecionada.
Para a mãe de Liziana, Liliana Santos, essa foi uma experiência diferente tanto para sua filha quanto para ela mesma. “Inicialmente deu um frio na barriga, pois ela tem apenas 13 anos e ficou sozinha em outra cidade por 14 dias, qualquer mãe ficaria com medo”, ela comenta. No entanto, um dos fatores que decidiram sua aprovação e apoio foi o amor da filha pela música. Liliana acrescenta que sua filha sempre amou tocar e por saber que o festival era muito organizado e bem estruturado conseguiu ficar mais tranquila.
Porém, a rotina da gasparense era agitada. Liziana ficou em um alojamento com os outros selecionados e ia de ônibus entre os espaços em que estudava e os que ela ensaiava. “A rotina era puxada, ela acordava às 6h e ia dormir em torno das 22h da noite, o período de aulas e ensaios da orquestra era das 8h até as 19h em média”, explica Liliana. Além das aulas de instrumento e ensaios com a orquestra para as apresentações, Liziana teve aula de percussão corporal e canto lírico, outras áreas da música clássica.
Antes de participar do projeto do FIA em 2017, a adolescente participava de oficinas de teatro e de skate ministradas na Praça CEU Dra. Zilda Arns Neumann. E nesta sexta-feira, dia 07, a gasparense fez uma apresentação com outros alunos na Escola de Educação Básica Professora Aninha Pamplona Rosa para a entrega de instrumentos comprados para a instituição.
Sobre Femusc Jovem
O Femusc Jovem é um projeto que visa oferecer a continuidade do ensino de música para os adolescentes de 12 a 17 anos que já estudam algum instrumento musical em escolas ou projetos de ensino musical. Direciona para adolescente, o Femus Jovem oferece quatorze dias de ensino musical por meio de classes de Cordas, Madeiras, Metais e Percussão, Leitura e prática musical através do corpo, além de classes de instrumento e formação de orquestra sinfônica. Em 2020, quem comandou a orquestra foi o musicista alemão León Spierer.
O Femusc acontece anualmente em Jaraguá do Sul e é considerado o maior festival-escola da América Latina. O evento reúne alunos de todo o mundo que, em aulas e concertos, podem dividir o palco com professores virtuosos da atualidade.
Sobre o FIA
O Fundo para Infância e Adolescência – FIA, é um fundo público, que tem como objetivo financiar projetos que atuem na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os recursos são aplicados exclusivamente nesta área com monitoramento do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA.
Mais informações: Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, 3397.1094.