Gaspar participa de Encontro de Formação de Mediadores em São Paulo
O município de Gaspar por meio da Secretaria de Educação participa da Formação de Mediadores de Leitura do Projeto “Semear Leitores”. A formação aconteceu nos dias 17 e 18 de fevereiro, na Fundação Bunge, em São Paulo. As mediadoras de leitura, Liliana Michela dos Santos e Cristiane Seide participaram do encontro.
Além de serem as representantes de Gaspar, as profissionais foram as únicas participantes de Santa Catarina. O evento tem como tema central o multiculturalismo na literatura. A formação contou com renomados escritores da literatura brasileira, como a escritora Celice Oliveira, Kiusam de Oliveira e o renomado escritor IIan Branman, um dos autores mais importantes da literatura infanto-juvenil brasileira, com mais de 80 obras publicadas.
A mediadora Liliana Michela dos Santos destaca a importância de encontros como esse. “A formação contribuiu para demonstrar a importância da literatura como arte, tendo como ferramenta o livro. O livro por si já basta e não precisa de complementação para significar”, conta Liliana.
Liliana Michela dos Santos e Cristiane Seide, muitas vezes são confundidas com professoras ou contadoras de histórias, porém a função social delas é muito importante para o aprendizado da criança. No imaginário de uma criança, tudo vira história e colabora para sua construção social.
Programa Semear Leitores
O Programa Semear Leitores foi criado pela Fundação Bunge para estimular o contato da criança com os livros de maneira prazerosa e, por meio da leitura, incentivar a ampliação do universo. Para isso, a Fundação apostou na oferta de espaços acolhedores e lúdicos, projetados especialmente para facilitar o acesso aos livros.
O acervo conta com de cerca de mil títulos, renovados anualmente com o envio de kit com novos livros, além de baús lúdicos, com adereços e fantasias que contribuem para as atividades realizadas nos espaços, como as contações de histórias, tornando o momento ainda mais interessante para os pequenos.
Realizado em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios e outras entidades, o Programa também promove a formação de mediadores de leitura, profissionais responsáveis por estimular o gosto pelos livros, por meio de encontros presenciais e ferramenta online.
Atualmente, já são 31 espaços Semear Leitores, presentes em nove estados – Santa Catarina (Gaspar), Rio Grande do Sul (Rio Grande), Paraná (Ponta Grossa e Paranaguá), São Paulo (Santos, Orindiúva, Icém, Paulo de Faria, Riolândia, Palestina, Carapicuíba, Nova Granada e Guaraci), Minas Gerais (Santa Juliana e Fronteira), Bahia (Luís Eduardo Magalhães), Tocantins (Tupirama e Bom Jesus do Tocantins), Pará (Itaituba) e MT (Rondonópolis).