Programa Floresça Gaspar é ampliado
A Cidade Coração do Vale do Itajaí vem recebendo tratamento diferenciado nos últimos dias. A Prefeitura de Gaspar, por meio das Secretarias de Obras e Serviços Urbanos e de Planejamento. ampliou os serviços do Programa Floresça Gaspar. A intenção é dar atenção e cuidado especial a áreas públicas como praças, canteiros e outros pontos, embelezando ainda mais o município de Gaspar. Algumas ações já foram concluídas na região central e os serviços devem ser ampliados paras os demais bairros.
Para oferecer ainda mais qualidade de vida e bem estar para os munícipes, a Secretaria de Obras agora conta com um trabalho contínuo dedicado ao embelezamento da cidade, através do plantio de flores nos canteiros de áreas urbanas, dentre outros serviços. Uma equipe especializada atua na revitalização de praças e canteiros, construção de novos espaços, plantação de flores, instalação de vasos, pintura e recuperação de meios fios, pontos turísticos e etc. A Secretaria de Agricultura e Aquicultura é parceira nessa iniciativa.
As melhorias inicialmente se concentram nas imediações do Bairro Centro, onde diversas ações já foram concluídas. Posteriormente as equipes se dirigem aos outros bairros mapeando e aplicando as benfeitorias. No Centro, a histórica figueira em frente ao prédio mais antigo da Prefeitura recebeu tratamento fitoterápico e ganhou uma área florida mais extensa em seu entorno, agora com um solo mais fértil.
Também foram pintados os meios fios de vias em geral, plantio de novas flores, pintura de hidrantes, recuperação de bancos, e canteiros. Além da limpeza das calçadas da Rua Dr. Nereu Ramos. Ainda no Centro, a Praça do Calçadão da Usina localizada entre prédio Atitude e das antigas instalações do Banco BESC, também recebeu roçada, recuperação dos bancos dentre outras manutenções como pintura de pontes. Destaque também para a praça no início da Rua Doralício Garcia. A praça já recebeu limpeza e poda das árvores, revitalização dos canteiros e bancos.
A ação da Prefeitura visa estimular os empresários da cidade a aderirem o Floresça Gaspar. O objetivo do programa é possibilitar recuperação, conservação e embelezamento da cidade através da ‘adoção’ de áreas pela iniciativa privada. A Lei n° 2.735, foi regulamentada em 2018. Para fazer parte da iniciativa, empresas, organizações e demais interessados em adotar algum destes espaços públicos, deve pronunciar sua proposta diretamente à Secretaria do Planejamento, a qual orientará o passo a passo exigido para a formalização do acordo. O prazo mínimo de tempo de adoção é de um ano, e que pode ser prorrogado por mais um ano ou até o tempo máximo, que é de quatro anos.
Em contra partida, a prefeitura oferta ao adotante a possibilidade da instalação de uma placa publicitária. A placa será então desenvolvida junto a Secretaria do Planejamento que se encarregará pela confecção dentro das dimensões padrão, e instalação da mesma. Recentemente o canteiro da rótula na cabeceira da Ponte Hercílio Deeke foi adotado pela Confecções Donna Criações, no Bairro Margem Esquerda.
Para mais informações: Secretário Municipal De Obras E Serviços Urbanos. Jean Alexandre Dos Santos. (47) 3332 3502.