Cursos profissionalizam agricultores na operação e na manutenção de máquinas agrícolas
Em abril, nos dias 13, 14 e 15, acontece o curso de Tratores de Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção, na Arena Multiuso. O curso tem limite de 15 vagas e tem como objetivo qualificar os produtores, operadores de máquinas e funcionários de fazendas gasparenses. O interessado pode fazer a inscrição pelo telefone da Epagri (47) 3378-8400 de forma gratuita. O curso tem apoio da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura de Gaspar, e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri. Este é o segundo curso promovido pelo Senar e pelo Sindicato Rural de Ilhota para os agricultores locais.
A qualificação envolve a manutenção dos tratores agrícolas, esse procedimento ajuda a manter as melhores condições dos equipamentos e do seu funcionamento, proporcionando o aumento da vida útil, evitando danos prematuros, gerando a percepção por parte do funcionário de danos observados prematuramente e uma maior segurança no trabalho. O curso tende a fazer o agricultor perceber que uma conduta simples de fiscalização exige atenção e cuidado semelhante, ou até maior, quando comparado à revisão de outros veículos automotores. As aulas são teóricas e práticas, qualificando também os produtores na operação dessas máquinas.
Curso de colheitadeiras
Outro curso profissionalizante aconteceu nos dias 02, 03 e 04 de março na propriedade dos irmãos Schneider, no Bairro Gaspar Grande. O curso de 24 horas sobre Colheitadeiras Automotrizes – Operação e Manutenção foi promovido pelo Senar e o Sindicato Rural de Ilhota, com apoio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura e a Epagri.
Ministrado pelo instrutor do Senar, Antônio Julio Schneider, o curso contou com a participação de 10 produtores de Gaspar e Ilhota e teve como objetivo dar informações teóricas e práticas de manutenção e operação de colheitadeiras de arroz, diminuindo o desgaste das máquinas e perdas na colheita. O curso foi gratuito.
Auxílio a agricultores
Entre os serviços disponíveis ao agricultor na Secretaria de Agricultura e Aquicultura está a patrulha mecanizada, que consiste em um conjunto de máquinas destinadas à prestação de serviços em propriedades rurais, objetivando o aumento da produção e melhorando as condições das lavouras.
As máquinas realizam serviço de trator, preparo do solo, roçadas, distribuição de calcário no solo, distribuição de subproduto, limpeza de cursos d’água e valas de drenagem. Hoje a Secretaria possui escavadeira hidráulica, caminhões para transporte de insumos, rotativas, plataforma para transporte de colheitadeira, tratores usados no preparo do solo e distribuidor de calcário.
Mais informações: Secretário de Agricultura e Aquicultura, André Waltrick, 3332.2990.