Criança Feliz beneficia 221 usuários em Gaspar

Com cinco meses de funcionamento em Gaspar, o Programa Criança Feliz conta com 221 usuários ativos. Seis visitadores sociais atendem as crianças e famílias do município desde outubro. No total, já foram realizadas 2.394 visitas apenas nesses meses. O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento infantil integral na primeira infância. O Criança Feliz é um programa promovido pelo Governo Federal e Gaspar é o segundo município no Estado a implantar o projeto.

A meta do programa era atender 200 crianças que necessitam deste serviço, no entanto, foram abertas outras 22 vagas devido a alta demanda. Os visitadores sociais atendem grupos prioritários com sistema de visitação diferentes para cada idade. As atividades são passadas para o cuidador e ele a reproduz para as crianças. Os exercícios envolvem lógica, percepção e estimulam as crianças em diversos campos cognitivos.

O índice de adesão ao projeto vem crescendo mês após mês, assim como as visitas sociais. O programa iniciou com 82 usuários cadastrados. Em Janeiro, as ações começaram no dia 6 com 198 cadastrados, chegando a 533 visitações. No mês de fevereiro o número de usuário chegou a 221, comando 584 atendimentos.

Em Gaspar, diferentes grupos são beneficiados. As crianças de zero a três anos recebem atendimento semanalmente. Gestantes recebem visitas mensais, enquanto crianças de quatro a seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada – BPC com visitas quinzenais. Além das atividades, os visitadores receberam a qualificação necessária para a realização dessas tarefas. Outra ação será a visitação a outro município que adere o programa para um intercâmbio de conhecimento.

Sobre o Criança Feliz

O programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento infantil integral na primeira infância, colaborar no exercício de fortalecimento de vínculos e do papel das famílias na vida da criança. Além de integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Mais informações: Secretário de Assistência Social, Santiago Martin Navia, 3397.1094.