Prefeitura de Gaspar disponibiliza WhatsApp para esclarecimento de dúvidas

 

 

 

   Para ajudar no combate e prevenção do Covid-19, o novo coronavírus, a Prefeitura de Gaspar está com um novo canal de comunicação para a população gasparenses tirar suas dúvidas com segurança. A Superintendência de Comunicação estará atendendo em regime de plantão pelo número de WhatsApp (47) 99930-3212, o canal é destinado para o esclarecimento de questões referentes ao vírus e ao funcionamento dos serviços essenciais da Prefeitura de Gaspar.

   As determinações dadas pelo Governo do Estado entraram em vigor nesta quarta-feira, dia 18, e afetaram diretamente o atendimento ao público e o transporte coletivo. Os serviços que não são essenciais estão suspensos pelo período de sete dias. O telefone estará ativo durante este período em que o atendimento ao público está fechado.

 

Dúvidas Frequentes

   Quais são os serviços que funcionam durante estes sete dias?

   Estão mantidos apenas serviços essenciais como saúde, Samae (tratamento e distribuição de água e coleta de lixo), Conselho Tutelar (plantão), Obras (equipe de plantão), serviços funerários, Defesa Civil, Superintendência de Trânsito (em plantão), fiscalização e Comunicação.

 

As unidades de saúde estão funcionando?

   Sim! As unidades de saúde permanecem abertas em horários normais. Os atendimentos serão conforme demanda, sendo que as consultas eletivas agendadas serão remarcadas ou canceladas.

   A Unidade de Saúde do Centro, localizada na Rua Augusto Beduschi, 130, está aberta das 7h30 às 16h30 todos os dias, inclusive sábados e domingos, para atendimento exclusivo de casos com sintomas respiratórios e pulmonares. E os pacientes do Centro que necessitarem de outro atendimento devem procurar a Policlínica no Bairro Sete de Setembro.

 

Estou com sintomas respiratórios e pulmonares, devo procurar o hospital?

   Pacientes com sintomas respiratórios, pulmonares, que possam se enquadrar nos critérios de gripe ou Coronavírus, não devem procurar os hospitais. Essa é uma orientação da Organização Mundial da Saúde – OMS, do Ministério da Saúde e demais órgãos de saúde. A ida ao pronto-atendimento pode colocar em risco a contaminação de outros pacientes que estão com saúde debilitada e com sintomas de outras doenças. Por isso, devem ser encaminhados para a unidade de referência.

   Como citado, a Unidade de Saúde do Centro estará aberta todos os dias, das 7h30 às 16h30 para atendimento exclusivo de casos com sintomas respiratórios e pulmonares.

 

E as aulas em escolas municipais, estaduais, particulares e CDI’s?

   Devido decreto do Governo Estadual as aulas, a partir desta quinta-feira, dia 19, estarão suspensas por 30 dias.

 

Como faço para notificar preços abusivos em mercados e farmácias?

   O Procon de Gaspar mantém seu atendimento a denúncias via WhatsApp (99930-3212) no período das 8h às 18h. A vistoria acontece mediante denúncia e fiscalização. O principal item fiscalizado no momento é o álcool em gel.

 

Onde posso encontrar informações atualizadas sobre os casos de coronavírus em Gaspar?

   As informações referentes ao vírus no município são atualizadas por meio das redes oficiais da Prefeitura de Gaspar como Facebook, Instagram e o site oficial do município.

   Gaspar, até o momento, não registrou nenhum caso confirmado do Covid-19. São seis casos suspeitos e já foram realizados 354 atendimentos na Unidade de Saúde do Centro. Todos os casos suspeitos estão sendo monitorados e se encontram em isolamento domiciliar, sem necessidade de internação. Nenhum deles se enquadra na faixa etária de alto risco.

 

Meu emprego não suspendeu suas atividades durante os sete dias de paralisação, o que devo fazer?

   O Decreto do Governo do Estado estipulou procedimentos para empresas, fábricas e indústrias privadas onde há o contágio coletivo, que devem atuar com capacidade mínima necessária. As orientações são de que as empresas, fábricas e indústrias trabalhem conforme a necessidade, mas que respeitem os protocolos para minimizar os riscos de proliferação do vírus. Cada empresa deverá adotar a sua política, seja ela redução de carga horária, dispensa do trabalho por sete dias, antecipação de férias, sistema de rodízio, o que for mais adequado à sua realidade e em comum acordo com os colaboradores.

   É importante ressaltar que a determinação é evitar aglomeração, principalmente em locais fechados e adotar medidas de higienização constantes.

 

Tem alguma dúvida? Entre em contato com o telefone (47) 99930-3212.