Prefeitura orienta a população a fim de evitar o contágio do Covid-19
Com o objetivo de evitar um crescimento acelerado em casos do novo coronavírus (Covid-19) a Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria da Saúde segue as orientações do Ministério da Saúde. De acordo com o órgão, algumas medidas devem ser tomadas para impedir o avanço da doença. O isolamento social é a principal medida de contenção.
A orientação é passar pelo menos sete dias isolado em casa e atentar para sintomas da Covid-19. Se surgir febre em conjunto de sintomas respiratórios (tosse, falta de ar), o morador devera comparecer a Estratégia de Saúde do Bairro Centro, lá serão realizados atendimentos em problemas respiratórios. Por outro lado, sinais leves e isolados como coriza, o indivíduo poderá realizar uma ligação para o número 136, e profissionais darão orientações especificas sem expor a pessoa a um ambiente com circulação.
De acordo com o Ministério da Saúde o período médio de incubação por coronavírus é de cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. A transmissão dos pacientes infectados pelo Covid-19 ocorre em média sete dias após o início dos sintomas, porém, o paciente infectado poderá transmitir o vírus sem o aparecimento de sinais de sintomas.
A melhor maneira de evitar a contaminação pelo Covid-19 é a adoção de cuidados básicos como lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou gel, incluindo os pulsos, entre os dedos e embaixo da unha; limpar os objetos mais manuseados com álcool em gel; manter os ambientes sempre ventilados e arejados e cobrir a boca e o nariz com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. As máscaras devem ser utilizadas apenas por quem já apresenta os sintomas da doença ou tiver contato com pessoas infectadas.
Além disso, também é necessário ficar atento ao que não fazer. É importante não compartilhar objetos pessoais, como toalhas, talheres, canetas e celulares; evitar lugares com muita concentração de pessoas; não tocar o nariz, olhos e boca antes de lavar as mãos e não cumprimentar as pessoas com abraços, beijos e apertos de mão.
Exames
O Ministério da Saúde no Brasil anunciou nesta sexta-feira, dia 20, que não irá mais divulgar dados de ‘casos suspeitos’. O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardoa, falou em coletiva neste sábado que “em estado de contaminação comunitário devemos considerar que todas as pessoas com sintomas gripais são casos suspeitos”.
Mediante esta definição de estado de contaminação comunitária, a Secretaria de Estado da Saúde, emitiu comunicado determinando que devem ser notificados para COVID-19 e realizada a coleta de amostras SOMENTE de pacientes internados, na rede pública e privada, independente do vínculo epidemiológico (histórico de viagem ou contato com caso suspeito ou confirmado).
Mais informações: Secretaria de Saúde (47) 3703-3700