Alunos da rede municipal de ensino iniciam as atividades não presenciais

A partir desta segunda-feira (06) alunos da rede municipal de ensino de Gaspar, que estão em casa devido a quarentena do coronavírus, passaram a ter atividades não presenciais. Ao todo, mais de oito mil alunos serão beneficiados. Os professores estão adaptando as atividades conforme a necessidade de cada aluno.

A SEMED irá disponibilizar conteúdos de forma remota a fim de não prejudicar o andamento do ano letivo. Cada unidade escolar define estratégias para que a qualidade do ensino não seja comprometida. Todos os alunos da rede municipal de ensino como Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI), ensino fundamental e as modalidades da educação especial e Educação Jovens e Adultos (EJA) recebem as atividades.

Cada escola ficou responsável de elaborar um plano de ação e estabelecer meios de utilizar as ferramentas online como por exemplo, aplicativos de mensagens ou até mesmo a plataforma Google Education.

De acordo com a Coordenadora Geral Pedagógica, Cristiane Luciano Côrrea, o estudante que não tem acesso à internet, não será prejudicado. “Caso a família não consiga realizar o cadastro, é importante manter o contato com as unidades escolares para reavaliar o método de envio das atividades. Nenhum aluno sofrerá prejuízos devido a falta de internet”, destaca Cristiane.

Antes de iniciar as atividades não presenciais, a Secretaria da Educação de Gaspar realizou um levantamento de dados com todas as unidades de ensino municipal, para mapear a realidade de cada família e verificar o possível acesso à internet, bem como computador e celular disponíveis.

De acordo com o levantamento, 96,9% das famílias que responderam o formulário possuem acesso à internet. Dessas, 95,6% acessam a internet através de celular, 32,5% por meio de notebook e 12,5% por computador.