FMEL orienta para práticas esportivas em meio a quarentena
Em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitas restrições foram impostas à população no que se diz respeito a aglomeração de pessoas, práticas de esportes coletivos e exercícios em espaços públicos, entres várias outras. No entanto, algumas atividades apenas receberam novas orientações para serem realizadas, como é o caso de caminhadas, pedaladas, natação e treinos aeróbicos. A Prefeitura de Gaspar, por meio da traz algumas dessas orientações e dicas para manter a prática de exercícios.
As atividades mais comuns para o dia a dia são a caminhada/corrida e pedalada. Esse tipo de exercício é permitido, desde que não seja realizado em grupo, que o distanciamento físico de 1,5 a 2 metros seja respeitado e que todos estejam usando máscaras. A natação também é uma atividade recomendada, desde que seja feita de maneira individual e em piscinas abertas, pois o confinamento facilita a proliferação do vírus. Exercícios aeróbicos também podem ser realizados, porém, a recomendação é que a intensidade dos exercícios sejam cadenciadas, por isso treinos funcionais também se tornam uma opção.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a realização dessas atividades, desde de que as normas sejam respeitadas e orienta que se possível, os exercícios sejam feitos de maneira isolada. Estudos comprovam que atividades de intensidade moderada praticadas com regularidade melhoram a resposta do sistema imunológico.
Além disso, a OMS tem uma série de recomendações de como realizar atividades físicas de forma segura, confira:
-Não se exercitar se estiver sentindo febre, tossindo ou com dificuldade para respirar. Fique em casa e em casos de piora dos sintomas, procure atendimento médico;
-Se for a parques ou espaços públicos para caminhar, correr e pedalar, pratique o distanciamento físico, lave as mãos ao sair de casa, ao chegar no local e ao voltar para casa;
-Se não praticava atividades com regularidade antes, comece devagar e com exercícios de baixa intensidade.
Para o funcionamento de academias há regras específicas. A Portaria 258/SES autorizou, a partir de 22 de abril, o funcionamento de estabelecimentos que oferecem serviços relacionados à prática regular de exercícios físicos como Academias de Ginástica, Musculação, Crossfit, Funcionais, Estúdios, Danças, Escolas de Natação, Hidroginástica, Hidroterapia, Academias de Lutas e áreas afins.
– Número de clientes dentro do estabelecimento deve ser de, no máximo, 30% da capacidade, com controle de acesso na recepção
– Fornecimento de álcool gel ou locais para higienização das mãos
– Equipamentos que funcionem com digital devem ser desativados
– Tempo de permanência no local deve ser de até uma hora para permitir o rodízio entre as demais pessoas
– Obrigatório o uso de máscaras
– Distanciamento de 1,5 metro entre cada pessoa
– Higienização de todos os equipamentos antes e após o uso
– Uso de toalha pessoal durante toda a prática da atividade física
– Bebedouros não podem funcionar e cada pessoa deve levar o seu próprio recipiente com água
– Não é permitido o uso dos vestiários para banhos e trocas de vestimentas no local
– Não podem ser utilizados guarda volumes, nem celulares durante a prática, ficando disponíveis apenas porta chaves que devem ser higienizados após cada uso.