Abastecimento segue normal mesmo com estiagem

Mesmo com o prolongamento da estiagem em Santa Catarina, Gaspar está em uma situação confortável quanto o abastecimento de água. Com as recentes ações da administração municipal nos últimos anos, por meio do Samae, a cidade conseguiu ampliar a capacidade de distribuição, com implantação de mais de 40 km de novas redes, além de dobrar a capacidade de reservação. O Samae realiza um acompanhamento em tempo real de todo o abastecimento na cidade, possibilitando o planejamento de ações preventivas e emergenciais.

No município, a ETA 4, no Bateias, é a única estação de tratamento atingida pela estiagem. Com a falta de chuvas, o ribeirão que abastece a estação de tratamento teve a sua vazão reduzida, influenciando na quantidade de água tratada. “Já esperávamos que o Bateias tivesse alguma alteração devido a falta de chuva, já que é um problema antigo. Por isso, foi possível iniciar uma ação emergencial rápida. Atualmente, reforçamos o abastecimento com a ajuda de um caminhão pipa que leva água tratada diretamente para o reservatório, 24 horas por dia”, explica Cleverton Batista, diretor-presidente do Samae.

Segundo Cleverton, há um estudo técnico em andamento para a ampliação da rede da ETA 1 (centro) para passar também a atender a região. “Além de atuar de forma emergencial, quando necessário, estamos buscando uma solução definitiva para este problema. Acreditamos que o melhor caminho seja o abastecimento da região do Bateias e Barracão pela ETA 1, sem que isso prejudique o atendimento às outras regiões”. O diretor ainda lembra que parte do Bairro Barracão já é atendido pela ETA 1.

Defesa Civil acompanha os efeitos da estiagem
Nesta semana o Samae ganhou o reforço da Defesa Civil nas ações preventivas da estiagem. O Superintendente da Defesa Civil em Gaspar, Evandro de Mello do Amaral, revela que já há um acompanhamento da situação, principalmente nas regiões mais suscetíveis do município. “As previsões climatológicas dos órgãos estaduais apontam que as chuvas estarão abaixo da média histórica nos próximos meses. Apesar do município estar em uma situação confortável, estamos monitorando a situação das chuvas, acompanhando também as possíveis alterações na capacidade de abastecimento para, caso necessários, disparar ações de apoio as comunidades que possam ser atingidas por este problema, que esperamos que não aconteça”.
Mesmo com o abastecimento de água seguir normalizado, o Samae reforça a necessidade do consumo consciente de água em toda a cidade. A orientação é para que moradores utilizem a água apenas para as necessidades básicas, evitando lavar carros, calçadas ou garagens, inclusive de condomínios. Para atender a comunidade, o Samae tem a disposição o telefone e Whatsapp no número: 3332-1155.