Gecom tem obras em andamento em 10 bairros de Gaspar

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Gestão Compartilhada – GECOM, realiza 13 obras no município atualmente. Devido a pandemia do novo coronavírus, algumas sofreram alterações no calendário. Outras vias já estão com os trabalhos concluídos.

Dentre as obras que estão em andamento estão a no Bairro Margem Esquerda, na Rua Imaruí, que terá drenagem e limpeza de bocas de lobo, a partir de quarta-feira (20). Os 198 metros da rua, ganharão pavimentação com pedras naturais. Na rua João Theiss, no bairro Belchior, foi realizada a drenagem de cerca de 2km da via, a comunidade elegeu como prioridade a pavimentação da via. Também no Belchior, a colocação de calçadas na Rua Heldo Florentino Wan-Dall, segue em bom ritmo, com 50% da obra concluída.

A obra escolhida na sessão pública do bairro Centro, foi a drenagem no Parque Cercado (entre as ruas Doralício Garcia e São João), a obra segue em fase de finalização da colocação de cercas e pinturas. Na Rua Goiás, no Bela Vista, a obra de pavimentação segue em fase de finalização com a limpeza e supressão. Outra obra que está concluída, é a revitalização das calçadas em frente à escola E.E.B Ervino Venturi, com a colocação de piso tátil, que viabiliza uma melhor mobilidade e segurança de pessoas com deficiências visuais.

Na Rua Paulo Berti, no Bairro Bateias, está com 60% da finalização da pavimentação concluída. A Rua Porcínio Luiz da Silva localizada, no Bairro Gasparinho, recebeu obras de melhoria no sistema de drenagem e pavimentação, agora os trabalhos seguem em fase final, com a pintura e sinalização da via. A Rua 21 de Abril, no Sete de Setembro, tem como projeto a drenagem pluvial de 251 metros da via, agora, os trabalhos seguem na repavimentação asfáltica.

As obras na Rua Modesto Nicolau de Rocha e a Rua Nicolau de Aguiar, no Bairro Gaspar Grande, seguem com negociações entre moradores e prefeitura. Todas as obras citadas são vistoriadas e realizadas por meio do Programa de Gestão Compartilhada.

As prioridades elencadas nas sessões públicas promovidas pelo Gecom no final de 2019 e início de 2020, seguem em elaboração de projeto com a equipe de engenheiros da Prefeitura. Porém, não há previsão de início execução das obras, devido a readequação do orçamento, que teve queda, devido a pandemia. As obras da Rua Bernadino Alvez de Andrade, na Lagoa, Rua Ernesto Censi do Bairro Barracão e a Rua Artur Dorow, no Bairro Gaspar Mirim também aguardam liberação orçamentária. Todas as obras dependem da retomada da economia e do aumento arrecadação fiscal do município para a previsão de início, porém continuam no planejamento da Administração Municipal.

Sobre o Gecom

O Gecom tem como motor a parceria entre a comunidade e a Prefeitura de Gaspar para a realização de obras escolhida pelos moradores. Por meio das assembleias a população de cada bairro de Gaspar pode eleger a prioridade de investimento em infraestrutura e a prefeitura, através do Gecom, executa a melhoria definida enquanto os moradores apoiam com a mão de obra. De forma democrática, as demandas das comunidades são definidas.

Mais informações: Superintendente do Programa Gestão Compartilhada, Douglas Muller, 3331.6352.